Otávio já teve o primeiro contacto com os companheiros no FC Porto: veja as imagens
O FC Porto publicou algumas fotografias de Otávio no primeiro treino com a camisola azul e branca. [clique na fotografia e veja a fotogaleria]
Corpo do artigo
Otávio Ataíde foi oficializado como (único) reforço do FC Porto a poucas horas do encerramento do mercado de inverno. O brasileiro, de 21 anos, assinou contrato até junho de 2028, vai usar o 31 (o oposto do 13 que tinha no Minho) na camisola e fica protegido por uma cláusula de rescisão de 50 milhões de euros. A SAD portista vai pagar 12 milhões de euros por 80 por cento dos direitos económicos.
“Estou muito feliz e muito motivado. Via as notícias que saíam e pensava se ia jogar aqui, no Dragão, com a camisola do FC Porto. Hoje [ontem] isso realizou-se e é um dos dias mais felizes da minha vida. Estou aqui para honrar a camisola do FC Porto”, prometeu, garantindo que não hesitou em escolher os dragões. “Quando conversei com os meus pais, disseram-me para não pensar duas vezes e para vir ser feliz. Hoje estou a realizar um sonho e mal posso esperar para estar no relvado a ajudar a equipa”, referiu.
Otávio chegou em janeiro do ano passado a Portugal e no início a adaptação foi difícil, admitiu. “Hoje estou mais maduro, mais preparado e pronto para ajudar o FC Porto. O mais importante agora é estar focado nos primeiros passos para conseguir o meu espaço dentro do grupo”, atirou, apontando os objetivos. “O principal, que os adeptos almejam sempre, é conquistar títulos. Ninguém vai jogar um jogo só por jogar, vamos sempre à procura de títulos.”
Depois de uma longa maratona negocial, os responsáveis do FC Porto conseguiram, finalmente, convencer Amit Singh, administrador executivo da SAD do Famalicão e representante do Quantum Pacific Group, a vender Otávio. O “braço-de-ferro” durou até ao final da tarde ontem, altura em que o nosso jornal confirmou a contratação do central, depois de terem sido apresentadas as garantias bancárias para a conclusão do negócio, visto que os minhotos queriam o pagamento integral de uma só vez.
Otávio já esteve esta manhã no Olival às ordens de Sérgio Conceição. Depois, será inscrito na Liga dos Campeões, juntamente com Zé Pedro, ocupando as vagas de Marcano (lesionado) e David Carmo (cedido ao Olympiacos). A este propósito, diga-se, a saída de Fran Navarro deve permitir a entrada de Samuel Portugal.
Mesmo em cima da linha da meta, Sérgio Conceição recebe, assim, o jogador que desejava para colmatar a baixa de Marcano. Otávio também é esquerdino e, além disso, dada a idade tem uma enorme margem de progressão, o que foi fundamental para a SAD azul e branca aceitar investir um valor tão alto por um jogador que há seis meses custou apenas 500 mil euros aos minhotos, pagos ao Flamengo, que ficou com 30 % do passe. Ao fim de 19 partidas e dois golos esta temporada (mais a segunda metade da época anterior em que estava cedido pelo Flamengo), Otávio dá o salto para o FC Porto, clube que deu preferência mesmo tendo propostas mais vantajosas a nível financeiro de emblemas árabes.