Antigo treinador do Benfica e ex-selecionador inglês pediu uma vitória da seleção na final do Euro'2024, frente a Espanha
Corpo do artigo
Sven-Göran Eriksson deixou há dias uma mensagem para o selecionador de Inglaterra, Gareth Southgate, pedindo-lhe para que faça o que nunca nenhum treinador conseguiu: vencer um Campeonato da Europa pela seleção.
Na coluna de opinião que detém no jornal The Telegraph, o ex-treinador do Benfica, que orientou a seleção inglesa entre 2001 e 2006, revelou que irá assistir à final a partir da sua casa na Suécia e deixou votos de sucesso à equipa dos “Três Leões”, que defronta Espanha este domingo, às 20h00, no Estádio Olímpico de Berlim.
“A final de domingo será um jogo aberto e penso que a Inglaterra tem uma oportunidade muito grande. Apesar de não me ter sentido bem ao longo da última semana, verei o jogo a partir de casa. Adoraria ver a Inglaterra a ganhar, tal como cada um dos treinadores que já tentaram e falharam a conquista de um grande troféu desde [o Mundial de] 1996. Vamos lá, Gareth, faz o que nós nunca conseguiríamos”, escreveu.
Eriksson, de 76 anos, está a batalhar um cancro terminal no pâncreas, tendo revelado em janeiro que os médicos lhe deram “cerca de um ano” de vida.
Enquanto selecionador inglês, levou a seleção aos quartos de final dos Mundiais de 2002 e de 2006 e à mesma fase do Euro’2004, disputado em Portugal, perdendo esses últimos dois torneios nos penáltis contra a Seleção Nacional.
“Gareth aprendeu com os erros que cometemos, lidando com o bloqueio mental dos penáltis, em particular, e chegou mais longe do que qualquer um de nós fez. Agora ele, os seus jogadores e a toda a nação devem saber que a Inglaterra pode vencer. Se acreditarem em algo, pode acontecer, e isso inclui vencer a Espanha na final”, concluiu.