Francisco Trincão atravessa em grande momento e isso dá confiança à Direção. Compromisso com o treinador passou por garantir que nenhum titular saía e que Morita teria substituto para já
Corpo do artigo
A intenção de Rúben Amorim em encontrar um extremo esquerdo, destro, capaz de desmontar defesas, não foi concretizado neste mercado de janeiro. E tal decisão partiu da Direção, uma vez que Frederico Varandas meteu travão a um alto investimento por um desequilibrador para os corredores.
O líder da SAD, em comunicação sempre próxima com Hugo Viana, diretor desportivo, sinalizou que o Sporting tem já vários atletas para jogar no ataque, lembrando que Pedro Gonçalves e Edwards, habituais titulares, são figuras de proa; Paulinho está a render como avançado a partir do lado esquerdo e o próprio Geny Catamo, agora ala direito, é extremo de raiz, logo uma alternativa a usar em caso de emergência.
Mais, o destaque de Trincão neste mês de janeiro, com cinco golos no mês de janeiro - seis jogos efetuados, cinco como titular - deixou claro aos responsáveis diretivos como o canhoto será um ativo determinante na restante época.
Assim, a SAD recusou avançar com valores entre os 7 e os 10 milhões de euros por alvos devidamente identificados, recordando o forte investimento no ano de 2023/2024 (ver caixa). O compromisso com o treinador está cumprido: foi encontrado um central (Rafael Pontelo) para precaver a ausência de Diomande na CAN e acautelar a lesão de St. Juste e um novo médio, Koba Koindredi, ainda com margem de progressão e características diferentes dos atuais centrocampistas do plantel, que pode ser um ativo importante, especialmente enquanto Morita está na Taça Asiática.
Mesmo com um investimento abaixo dos 5 M€, a principal promessa feita a Rúben Amorim foi mantida: nenhum jogador proeminente saiu e a SAD rejeitou sondagens abaixo das cláusulas de rescisão. Apesar do assédio a Diomande, Gonçalo Inácio e Gyokeres, Varandas manteve-se irredutível por considerar que são armas para lutar pelo título. No verão, a avaliação pode mudar.