César Luis Menotti, selecionador que levou a Argentina ao título mundial em 1978.
Corpo do artigo
César Luis Menotti, nascido em Rosario a 5 de novembro de 1938, faleceu este domingo. Tinha 85 anos. O treinador que deu à Argentina o seu primeiro título de campeã Mundial, em 1978, ocupava ainda o cargo de Diretor de Seleções Nacionais na Associação de Futebol Argentina (AFA), que deu conta da triste notícia, despedindo-se do icónico treinador escrevendo “até sempre, querido Flaco!”.
Antes de se tornar num dos treinadores mais marcantes da década de 70 e 80 e do século passado, Menotti fez carreira como avançado, iniciando-se no Rosario Central, passando depois pelo Racing, Boca Juniors, NY Generals, Santos e Club Atlético Juventus. Foi campeão argentino pelo Boca e no Brasil ganhou um campeonato, uma Taça Intercontinental e um campeonato Paulista.
Em 1970 começou a carreira de treinador no outro clube de Rosario, o Newell's mas seria no Huracán, onde ganhou um campeonato em 1973, que despertou a atenção pelos seus métodos inovadores e que o levaram a assumir a seleção Argentina entre 1974 e 1983. Em 1978 obteve a maior conquista da carreira, conquistando o Campeonato do Mundo ao vencer, em Buenos Aires, os Países Baixos numa final emotiva e resolvida apenas no prolongamento.
Um ano depois, com a ajuda de Maradona que deixara fora dos convocados em 1978 com grande polémica, comandou a Alviceleste ao título Mundial de sub-20.
Passou também pelo banco do Barcelona, precisamente quando Maradona se mudou pera a Catalunha e com este clube venceria uma Taça do Rei, uma Taça da Liga e uma Supertaça.