Antigo médio espanhol do Real Madrid defendeu que o prémio de melhor jogador do mundo só podia ter sido entregue a um jogador "merengue", apontando que Rodri só o venceu "porque não lho deram no ano passado"
Corpo do artigo
Depois de Carlo Ancelotti, Eduardo Camavinga e Vinícius Júnior terem reagido à conquista de Rodri da Bola de Ouro de 2024, mais figuras ligadas ao Real Madrid comentaram o resultado do prémio, que motivou um boicote do clube à gala organizada pela France Football em Paris.
Por um lado, Toni Kroos, que ficou em nono lugar na classificação do galardão, fez uma publicação nas redes sociais de apoio ao extremo brasileiro, que era apontado como o grande favorito, mas acabou em segundo, escrevendo “The Best” [“O Melhor”] na legenda de uma fotografia em que surgem juntos.
Já Guti, outro ex-médio que também jogou no Real Madrid, entre 1995 e 2010, adotou uma postura bem mais direta, defendendo que a Bola de Ouro perdeu o “prestígio” e que o vencedor deste ano, a ser justo, tinha de ser “merengue”.
Além disso, considerou que o médio-defensivo do Manchester City e campeão europeu por Espanha só ganhou o prémio por “terem-lho tirado no ano passado”, quando venceu Lionel Messi, acusando ainda a France Football de não querer premiar, em 2024, o Real Madrid.
“Um madridista tinha de ter ganho a Bola de Ouro. O que aconteceu este ano não tem sentido, não pode ser. Este ano não a podiam dar a um jogador que não seja do Real Madrid, como Vinícius, Bellingham ou Carvajal. Rodri fez uma grande temporada e merecia [vencer a Bola de Ouro] na época passada... não lha deram. Estou feliz por terem dado a Bola de Ouro a Rodri, mas creio que este ano não era merecido, mas sim o ano passado. No ano passado, tiraram-lho", começou por dizer, em declarações ao programa de rádio “El Chiringuito”.
“A Rodri negaram-lhe como a muitos espanhóis. É a realidade. E como não lha deram, fizeram-no este ano. Estou contente com o seu discurso, lembrou-se do futebol espanhol. Há muitos jogadores espanhóis que foram ignorados, como iam deixá-lo a ele. E, no final, deram-lhe. Deram a Bola de Ouro a Rodri por causa do ano passado e porque não queriam dar, este ano, ao Real Madrid. É essa a realidade", reforçou, rematando: “A Bola de Ouro não faz muito sentido, não tem prestígio. Não acredito, que me digam a mim qual é o critério na hora de votar”.