Opinião de Carlos Jorge Santos (<a href="https://twitter.com/CarlosJ_Santos" target="_blank">@CarlosJ_Santos</a>) - James Harden por Ben Simmons foi mesmo a troca blockbuster ao cair do pano, e escrito assim até parece que saiu a lotaria a Filadélfia, mas não é bem assim.
Corpo do artigo
Até acordei meio abananado com as mensagens que recebi no grupo de Whatsapp da nossa liga fantasy de NBA (em Pequim são mais oito horas, e ando por estas bandas). Foi preciso mais de meia hora à conversa com o Jorge (um dos nossos GMs), para cair em mim e dizer: que comida (ou bebida) afetou o discernimento de Daryl Morey (GM dos Sixers)?
Foquemo-nos então na troca dos Sixers com os Nets e o que a rodeia:
James Harden e Paul Millsap (Nets) por Simmons, Seth Curry, André Drummond (Sixers) e duas draft picks de primeiro round (uma em 2022, que pode ser alterada para 2023, e a outra em 2027).
Daryl Morey deixou para a última algo que devia ter feito há muito tempo, que era trocar Simmons, descendo consideravelmente o valor do australiano. Ao que parece, foi numa discussão acesa e de forma desesperada que Morey praticamente obrigou Sean Marks (GM dos Nets) a ficar ao telefone: "Não desligues o telefone, temos de fazer isto agora!" Este desespero criou a abertura aguardada por Sean Marks e este não perdoou. Harden tem 32 anos e Millsap não acrescentará quase nada (37). Os Nets livraram-se de Harden, que não queria lá estar, e com isto ganharam um excelente defesa (Simmons), um lançador super consistente (Seth Curry) e ainda um poste poderosíssimo (Drummond), que era a grande lacuna do plantel.
Não é apenas a troca em si a "matar" os Sixers, porque igualmente grave também acaba por ser com quem é, visto que são adversários diretos no caminho dos playoffs. James Harden já não é tão James Harden como antigamente, apesar de Morey o adorar, a mim não me enganam! Uma vénia ao Sean Marks, que brilhou ao telefone, e ainda pode ter a equipa a brilhar nos playoffs.
Em comentário na ESPN, Steven A. Smith, bem ao seu estilo, disse por outras palavras aquilo que eu aqui escrevo, e ainda brincou com Kendrick perkins e Richard Jefferson, vale a pena rever.
l0EiKN3tGfs