NBA Além dos Pontos: Devin Booker a MVP, ou nem por isso?
Ja Morant e Isiah Thomas (a lenda) são dois nomes bem conhecidos para adeptos da NBA, tanto para os mais recentes, como para os que já seguem a liga há (bastante) mais tempo, no caso do Hall of Famer. Ambos apoiam a estrela dos Phoenix Suns na corrida para MVP... Mas será que estão certos? Será que todo o buzz à volta deste assunto faz sentido?
Corpo do artigo
1507005515775164425
Nem de propósito, durante a semana passada, deparei-me com um tweet que comparava as estatísticas de Devin Booker com as do ano de MVP do Kobe Bryant, e são semelhantes, de facto. No entanto, cada ano é um ano, e não é por um jogador com certos números ganhar o prémio numa época, que na seguinte alguém com a mesma estatística tem de ganhar também, até porque há outros fatores envolvidos.
1507421808777175040
Começando por algo muito importante, que são... para além dos seus números, os dos outros jogadores. Jokic, Embiid e Antetokounmpo têm números bem superiores a Booker, e já é tarde demais para haver uma mudança drástica o suficiente para que as exposições no Twitter e outros meios sociais façam alguma diferença. Não há como escapar às médias que estas três potências têm, e é mesmo por este fator chave que o menino bonito da Kendall Jenner não têm hipótese este ano.
Outro dos fatores é "star quality" e isso, minha gente, ele tem para dar e vender. Excetuando a reputação que tem no mundo das mascotes; a sua presença no campo, e fora dele, a cobertura dos media, e a imagem perante os GMs e colegas da liga, são de MVP.
Finalmente, o registo coletivo, um aspeto em que ninguém bate os rapazes de roxo. Os Suns já confirmaram o melhor record deste ano na NBA (61-14, já ninguém os apanha), algo que apenas aconteceu (agora) por três vezes na história do franchise (92/93, 04/05).
Em vez de uma, vou terminar com duas conclusões: a primeira é que Devin Booker não é top 3 este ano na corrida ao melhor prémio individual da NBA. A segunda é que o rapaz faz parte da elite e tem calibre de MVP, disto não tenham dúvidas. Quem não concordar, prepare-se para uma direita à Will Smith.
Tuf-BSbM3jw