Vice-campeão mundial de juniores subirá à elite em 2024 e pela porta grande. Equipa de João Almeida superou Ineos e Quick-Step
Corpo do artigo
António Morgado já tem um acordo com a UAE Emirates, que representará a partir de 2024. O ciclista de 19 anos, atualmente na Hagens Berman Axeon, vai dar o salto, ainda com idade de sub-23, para uma das melhores equipas do mundo, que procura ser a mais vitoriosa do ranking. Também disputado pela britânica Ineos e pela belga Quick-Step, com as quais estagiou, a Emirates não hesitou e ofereceu já um contrato com valores importantes ao jovem de Salir do Porto, nas Caldas da Rainha, acreditando no imenso potencial do vice-campeão do mundo de juniores de 2022.
Sabe O JOGO que o atleta de 19 anos vai assinar um contrato de longa duração. Observado há muito pelas principais equipas mundiais, o natural de Salir do Porto é considerado um enorme projeto.
Morgado irá assinar um contrato de longa duração - só pode ser oficializado a partir de 1 de agosto -, que pode ser de quatro ou cinco anos, e será trabalhado pelo manager Joxean Matxin, que o acompanha há muito, tal como fizera com João Almeida, acreditando que será um dos melhores ciclistas da próxima geração.
16762375
Um pouco ao jeito das deteções recentes - Tadej Pogacar e Juan Ayuso -, a mira da UAE não está tanto nos resultados que os jovens atingem em sub-23, mas sim na imagem de força que transmitem. Mas Morgado já foi dominador no escalão júnior e leva três triunfos no ano de estreia como sub-23, sendo um corredor ofensivo, com talento a subir e uma ponta final que o pode tornar candidato a clássicas duras, além de provas por etapas. Passando várias semanas por ano a treinar com João Almeida, do qual é conterrâneo, em 2024 acompanhará o amigo, que cumprirá o terceiro de cinco anos de contrato, e Rui Oliveira e Ivo Oliveira, os quais, como O JOGO noticiou, renovaram até 2026.
16762916
Abrindo esta época a vencer o Tour de Rhodes, na Grécia, o planodo corredor das Caldas da Rainha é atacar a Volta a França do Futuro, a partir de 20 de agosto, querendo lutar pela vitória. Mas tem antes o Mundial, em Glasgow, podendo tentar o título em sub-23.