João Almeida esteve mais de 80 quilómetros em fuga na 18ª etapa da Volta à Espanha
Corpo do artigo
Remco Evenepoel - líder da geral individual - venceu esta quinta-feira a 18ª etapa da Vuelta, tirada marcada por uma fuga de João Almeida, logo na primeira das três subidas do dia.
O português acabaria por ser apanhado a sete quilómetros da meta, mas mesmo assim aproximou-se do quinto lugar da geral, agora ocupado por Carlos Rodriguez, da Ineos, tendo sido o 10º classificado no Alto del Piornal.
A UAE Team Emirates deu um verdadeiro festival tático numa etapa com 192 km e três subidas, as duas últimas ao Alto del Piornal. Almeida atacou pela primeira vez a 90 km do final, ajudado por Brandon McNulty, tendo depois Ivo Oliveira, que entrara numa fuga de 41 corredores, à sua espera.
Os dois portugueses aproximaram-se do grande grupo na subida ao Alto de la Desesperá, para depois ser Marc Soler a esperar por Almeida, ajudando-o na primeira escalada ao Piornal.
O pelotão, tendo de acelerar na perseguição ao português, chegou a estar reduzido a oito dos homens do top 10, mas a etapa fantástica de Almeida sofreria um abalo na segunda subida do Piornal, quando uma aceleração de Remco Evenepoel e Enric Mas, os dois primeiros da geral, terminou com a sua ofensiva, a 7 km da meta.
Foi num grupo com a maioria dos primeiros da geral que o caldense terminou a etapa, não resistindo à última aceleração de Evenepoel, que lhe valeria o segundo triunfo em etapas nesta Vuelta, à frente de Mas.
O dia ao ataque rendeu uma recuperação de 1m06s para Carlos Rodríguez, jovem da Ineos que fez quase toda a etapa ensanguentado, devido a uma violenta queda. Almeida está agora a 25 segundos do seu quinto lugar, que poderá atacar na dura etapa de sábado.