São três vitórias a abrir, algo que nunca uma equipa portuguesa conseguiu fazer.
Corpo do artigo
O Sporting derrotou o Veszprém, por 39-30, na terceira jornada do Grupo A da Liga dos Campeões de andebol, em jogo realizado no Pavilhão João Rocha.
Foi novamente um Sporting de luxo o que se apresentou em mais uma jornada da Liga dos Campeões, tendo vencido de forma categórica o Veszprém, campeão húngaro de andebol, por nove golos de diferença (39-30) e lideram o Grupo A com seis pontos, mercê das três vitórias em três jogos disputados.
Após os triunfos sobre o Wisla Plock (34-39), em casa, e diante dos dinamarqueses do Fredericia (37-19), fora, os campeões nacionais voltaram a dar provas da sua consistência individual e coletivo, em mais um jogo da elite europeia da modalidade.
Martim Costa e Francisco Costa foram os melhores marcadores dos ‘leões’ (ambos com sete golos).
Orri Thorkelsson (seis golos) e João Gomes (quatro) foram outros destaques da formação sportinguista, bem como o guarda-redes André Kristensen, mostrando grande eficácia entre os postes.
Na formação húngara, o lateral gaulês Nedim Remili, foi o grande destaque, com sete golos apontados.
A formação de Ricardo Costa entrou a liderar (4-3) aos cinco minutos, e foi-se mantendo na frente do marcador graças à rapidez e eficiência a nível ofensivo.
Ao quarto de hora, os ‘leões’ venciam por 13-9, mostrando grande variação de jogo no ataque e um André Kristensen em grande na baliza ‘leonina’, travando com distinção vários remates dos húngaros.
O Veszprém ainda tentou equilibrar as contas, através da capacidade de algumas das suas ‘estrelas’, mas o Sporting continuou em grande estilo até ao intervalo, chegando a uma vantagem máxima de seis bolas (23-17) na partida.
A equipa sportinguista continuou em aceleração e alta rotação na segunda parte e com a confiança a fluir chegou aos 11 golos de diferença (35-24) a meio da etapa complementar.
A partir daí, os ‘leões’ geriram o resultado com grande determinação, conquistando mais um enorme triunfo na fase de grupos da Liga dos Campeões de andebol.
Jogo no Pavilhão João Rocha, em Lisboa.
Sporting – Veszprém, 39-30.
Ao intervalo: 23-17.
Com arbitragem de Radojko Brkic (Áustria) e Andrei Jusufhodzic (Áustria), as equipas alinharam e marcaram:
- Sporting (39): André Kristensen, Edney Silva (2), Francisco Costa (7), Natan Diaz (1), Orri Thorkelsson (6), Mamadou Gassama (2) e Martim Costa (7). Jogaram ainda: Pedro Portela, Jan Gurri (4), Pedro Garcia, Robert Hoghielm (2), Salvador Salvador (4), Diogo Branquinho, João Gomes (4), Christian Moga e Mohamed Aly.
Treinador: Ricardo Costa.
- Veszprém (30): Rodrigo Corrales, Hugo Descat (1), Lukas Sandell (4), Nedim Remili (7), Yehia Elderaa (3), Ludovic Fabregas (4) e Sergei Kosorotov (5). Jogaram ainda: Nicola Grahovac, Mar Elisson (2), Patrick Ligetvári, Luka Cindric (2), Bálint Végh, Dragan Pechmalbec, Mikita Vailupau (2), Agustin Casado e Mike Jensen.
Treinador: Xavier Pascual.