Verstappen ganha em França: "A partir do acidente, fiz a minha corrida e cuidei dos pneus"

Max Verstappen
AFP
Verstappen, que partiu da segunda posição, atrás de Leclerc, gastou 1:30.02,112 horas para cumprir as 53 voltas ao traçado de Paul Ricard, vencendo com 10,587 segundos de vantagem sobre o segundo, o britânico Lewis Hamilton
O piloto neerlandês Max Verstappen (Red Bull) aproveitou hoje uma nova falha mecânica da Ferrari, que deixou o monegasco Charles Leclerc de fora quando liderava, para vencer o Grande Prémio de França e consolidar o comando do campeonato.
Verstappen, que partiu da segunda posição, atrás de Leclerc, gastou 1:30.02,112 horas para cumprir as 53 voltas ao traçado de Paul Ricard, vencendo com 10,587 segundos de vantagem sobre o segundo, o britânico Lewis Hamilton (Mercedes). O também britânico George Russell (Mercedes) foi terceiro, a 16,495.
15043194
Nesta 12.ª corrida da temporada, o espanhol Fernando Alonso (Alpine) tornou-se no piloto da história da Fórmula 1 com mais voltas cumpridas, batendo o recorde do finlandês Kimi Raikkonen, que tinha 18.622. Alonso tem, agora, 18.672.
Charles Leclerc, que partiu da "pole position", aguentou a primeira investida de Max Verstappen, que foi um pouco mais lento a reagir à partida e quase ficou à mercê do ataque de Hamilton, que passou o mexicano Sérgio Pérez (Red Bull) no arranque.
15042653
No entanto, quando parecia que tinha a corrida controlada, até porque Verstappen teve de parar mais cedo nas boxes pela maior degradação dos pneus no seu Red Bull, Charles Leclerc despistou-se na volta 18, precisamente quando se preparava para também trocar de pneus.
O pedal do acelerador do Ferrari ficou preso e o piloto monegasco não evitou um pião, que só terminou nas barreiras de proteção do circuito francês.
A frustração de Leclerc foi bem audível na comunicação via rádio com a equipa, pois perdeu uma oportunidade de ouro para recuperar alguns pontos para o líder do campeonato, acabando, pelo contrário, por ficar a mais de duas corridas de diferença.
A partir desse momento, Verstappen, campeão em título, precisou apenas de gerir o desgaste dos seus pneus para somar o 27.º triunfo da carreira, sétimo da temporada, passando de 38 para 63 pontos de vantagem na frente do campeonato.
"Tentámos manter a calma e ficar próximo do Charles, porque não sabemos como a corrida se desenvolve. A partir do acidente, fiz a minha corrida e cuidei dos pneus", explicou.
Lewis Hamilton, cujo Mercedes pareceu mais competitivo graças a algumas evoluções aerodinâmicas estreadas em França, continua longe de se poder bater com os Ferrari e os Red Bull, mas terminou na segunda posição, batendo o seu companheiro de equipa.
Hamilton teve "uma corrida difícil", pois o sistema de hidratação do piloto deixou de funcionar, pelo que o antigo campeão estima ter perdido "cerca de três quilos" durante a prova.
Já Russell, manteve uma luta intensa com Sérgio Pérez na parte final da corrida. Os dois chegaram a tocar-se numa manobra considerada incidente de corrida, mas o britânico levou a melhor e ficou mesmo com o degrau mais baixo do pódio.
O espanhol Carlos Sainz (Ferrari), que largou da 19.ª posição, fez 19 ultrapassagens para fechar no quinto lugar, somando um ponto extra com a volta mais rápida da corrida.
Com estes resultados, Verstappen tem, agora, 233 pontos contra os 170 de Leclerc que, apesar da desistência, manteve o segundo lugar do campeonato. Pérez é terceiro, com 163.
A próxima ronda é o GP da Hungria, dentro de uma semana.
15044105
