O português é o triatleta mais novo em prova.
Corpo do artigo
O português Vasco Vilaça foi no sábado 15.º na sua primeira presença no campeonato do mundo de triatlo, em Edmonton, onde venceu o britânico Jonatham Brownlee, em 54.52 minutos.
Brownlee foi mais rápido a cumprir os 750 metros de natação, 22 quilómetros de bicicleta e cinco de corrida, deixando o espanhol Mario Mola no segundo lugar, a cinco segundos, e o belga Marten Van Riel no terceiro, a 10.
Vasco Vilaça, o triatleta mais novo em prova -- o único nascido em 1999 --, cumpriu a distância em 55.56 minutos, mais 1.04 do que Brownlee, enquanto Miguel Arraiolos não terminou a prova.
"Estava muito nervoso, mas muito feliz por poder participar na minha primeira etapa do Mundial, que sabia que ia ser muito dura, com a presença dos melhores do mundo (...). Na última volta da corrida senti-me com força para um 'sprint' final e, tendo em conta que alguns atletas quebraram, ainda consegui passar atletas e alcançar o 15º lugar", explicou o triatleta do Benfica, campeão europeu de juniores em 2017.
A grande final do Campeonato do Mundo realiza-se em Lausanne, na Suíça, no dia 31 de agosto.