Portugal teve uma vez três equipas numa final-eight (Benfica, Oliveirense e Candelária, em 2011/12), mas nunca numa final-four da Liga Europeia.
Corpo do artigo
Para a segunda mão dos quartos de final da Liga Europeia, o Sporting e o FC Porto partem com uma vantagem que lhes permite gerir, enquanto que entre Benfica e Oliveirense a diferença é mínima e, dado o historial nesta época dos duelos entre os dois rivais, o encontro da Luz deixa rigorosamente tudo em aberto. Depois de no campeonato o Benfica ter empatado em casa num jogo polémico (golo mal anulado à Oliveirense nos últimos segundos) e de ter vencido em Oliveira de Azeméis, voltou à mesma pista para triunfar na Liga Europeia, mas a final-four não está garantida, porque a Oliveirense tem mostrado mais consistência do que os encarnados que acabam de perder com o Valongo na Luz.
O campeão Sporting, após a vitória por 5-3 em Itália, recebe o Lodi de Nuno Resende e Luís Querido com margem de dois golos e o fator casa do seu lado, tal como o FC Porto, que, em Itália, venceu por 5-1 e agora recebe o Forte dei Marmi.
Três equipas portuguesas podem avançar para a fase final concentrada, o que aconteceu apenas uma vez - em 2011/12, numa final-eight, com Benfica, Oliveirense e Candelária -, mas nunca sucedeu numa final-four.
Recorde-se que na época passada a final-four se disputou no Dragão Caixa com o FC Porto a vencer o Sporting nas "meias" e a perder com o Barcelona na final. Benfica e Oliveirense estiveram em duas final-four consecutivas: 2015/16, com o Benfica a bater a Oliveirense na final, e em 2016/17, com o Reus a levar a melhor sobre a equipa de Oliveira de Azeméis.