Judd Trump esteve a perder por 7-3 com Liang Wenbo, mas deu a volta e ganhou por 10-8.
Corpo do artigo
Uma das partidas dos oitavos de final do Campeonato do Mundo de Snooker vai ter frente a frente dois dos principais candidatos ao título máximo: o chinês Ding Junhui e o inglês Judd Trump, que se defrontam no próximo domingo.
Trump garantiu esta quinta-feira o lugar na próxima ronda, ao derrotar o também chinês Liang Wenbo, que tinha a seu favor o historial de partidas entre ambos, ao vencer quatro dos seis embates anteriores.
Apesar de ter uma posição bem inferior no ranking mundial (18.º, contra o 5.º lugar de Trump), Wenbo entrou no embate de acordo com a eventual vantagem psicológica que lhe transmitia o tal antecedente comum. Chegou aos 7-3 e, num Mundial fértil em surpresas, a maioria dos espectadores já pensava que ia assistir a mais uma. Não foi isso que aconteceu. Apontado como potencial número um de um futuro não muito longínquo, Trump pôs na mesa alguns dos seus principais trunfos, conseguindo uma sensacional reviravolta.
Com cinco vitórias seguidas em frames, passou de "praticamente derrotado" a "mais do que provável vencedor", ao entrar na parte final com uma vantagem de 8-7. Apesar de Wenbo ainda ter empatado a oito, o inglês descolou para o 10-8 final.
"Ele entrou bem, mas depois eu fartei-me de pontuar e voltei ao jogo. Hoje fiz umas jogadas boas e mantive-me forte. Quando parecia que estava encostado à parede é que me safei. Joguei mesmo um bom snooker, um snooker consistente. E sem forçar nada. Estou muito contente por ter passado e agora já só penso no próximo jogo", disse Trump no final, contente a ponto de, nas redes sociais, ter prometido uma rodada num pub de Sheffield após a partida. Segundo o que escreveu, a partir das 19h00, bastava dizer o seu nome ao balcão para ter uma bebida à borla. A oferta terá parado quando a conta atingiu as 200 libras (cerca de 250 euros).
Jogos dos oitavos de final:
Ali Carter (Inglaterra) - Alan McManus (Escócia)
Ricky Walden (Inglaterra) - John Higgins (Escócia)
Judd Trump (Inglaterra) - Ding Junhui (China)
Mark Williams (Gales) - Michael Holt (Inglaterra)
Anthony McGill (Escócia) - Marco Fu (Hong Kong)
Barry Hawkins (Inglaterra) - Ronnie O'Sullivan (Inglaterra)
Mark Allen (Irlanda do Norte) - Kyren Wilson (Inglaterra)
Sam Baird (Inglaterra) - Mark Selby (Inglaterra)