José António Silva chamou Patrícia Lima, Patrícia Rodrigues e Rita Campos para a campanha dos jogos com Montenegro e Islândia
Corpo do artigo
Três regressos marcam a convocatória de jogadoras para o arranque da qualificação para o Europeu feminino de andebol de 2026, divulgada esta segunda-feira pela federação portuguesa da modalidade.
O selecionador nacional, José António Silva, chamou para o grupo de 18 Patrícia Lima (MKS Lublin), Patrícia Rodrigues (Benfica) e Rita Campos (Málaga), para a campanha dos jogos com Montenegro e Islândia.
As duas primeiras jornadas do Grupo 4, que também integra as Ilhas Faroé, acontecem já nos dias 15 e 19 de outubro, em Podgorica (Montenegro) e Matosinhos, na receção à Islândia.
Rita Campos e Ana Carolina Silva (HB Clermont) estão dispensadas do primeiro jogo e só se integram no coletivo na preparação para a segunda partida.
A convocatória praticamente não apresenta alterações face ao lote de internacionais que disputou o Torneio Internacional de Angola, em setembro. Júlia Figueira, ponta-direita do Porrino, é a única a sair da convocatória.
A comitiva lusa vai iniciar os trabalhos na Maia na próxima segunda-feira, antes de rumar ao Montenegro, favorito a qualificar-se em primeiro lugar do grupo.
"Sabemos que temos um grupo que nos vai trazer inúmeras dificuldades mas também estamos convictos de que neste momento temos condições para conquistar o apuramento. Nestes dois primeiros jogos que disputaremos, Montenegro fora e Islândia em Portugal, pretendemos dar continuidade às boas exibições que conseguimos no torneio disputado no mês passado em Luanda. A equipa está bastante confiante relativamente àquilo que pode alcançar, pelo que o nosso objetivo passa por obter resultados positivos", comentou José António Silva.
O selecionador acredita no potencial do lote de internacionais convocadas: "A convocatória final é constituída por um grupo de jogadoras que oferece todas as garantias para desenvolver um bom trabalho e permite diversas nuances do ponto de vista tático que agora procuraremos trabalhar".
Portugal procura a terceira presença em fases finais de Campeonatos da Europa, a segunda seguida, depois de ter regressado em 2024 a um palco em que só tinha chegado em 2008.
Lista das 18 convocadas:
Guarda-redes: Caroline Martins (MKS Lublin, Pol), Jéssica Ferreira (CSM Targu Jiu, Rom) e Matilde Rosa (Benfica).
Laterais: Ana Carolina Silva (Clermont Aubvergne 63, França), Joana Resende (Málaga, Espanha), Beatriz Sousa (Toulon, França) e Luciana Rebelo (Almeida Garrett).
Centrais: Constança Sequeira (Benfica), Mihaela Minciuna (Benfica) e Patrícia Lima (MKS Lublin, Polónia).
Pontas: Luana Jesus (Gil Eanes), Carolina Monteiro (Benfica), Carmen Figueiredo (Elche, Espanha), Anaïs Gouveia (Fuchse Berlim, Alemanha) e Patrícia Rodrigues (Benfica).
Pivôs: Nádia Rodrigues (Benfica), Débora Moreno (Alba Fehérvar, Hungria) e Rita Campos (Málaga, Espanha).