
A tocha olímpica dos Jogos de Inverno
EPA
Competição irá decorrer entre 6 e 22 de fevereiro de 2026
Leia também "Seleção? Comecei agora a ser falado, mas nas próximas convocatórias..."
A tocha olímpica dos Jogos de Inverno Milão-Cortina 2026 começou esta quarta-feira o seu percurso em Olímpia, na Grécia, numa cerimónia condicionada pela previsão de chuva, que impediu o tradicional acendimento com os raios do sol.
Os organizadores recorreram à chama acesa na segunda-feira, durante um ensaio, entregue ao primeiro atleta, o grego Petros Gaidatzis, medalha de bronze em remo em Paris'2024.
A cerimónia ficou marcada pela emoção da nova presidente do Comité Olímpico Internacional (COI), Kirsty Coventry, que sublinhou o papel simbólico dos Jogos num mundo "dividido". "É nosso dever e nossa responsabilidade garantir que os atletas de todo o mundo possam reunir-se pacificamente", referiu a presidente, evocando também "a amizade e o respeito" que devem prevalecer nas competições desportivas.
A tocha permanecerá na Grécia durante nove dias, antes de ser entregue à Itália, em 4 de dezembro.
O percurso italiano começa a 6 de dezembro, em Roma, e decorrerá durante 63 dias, envolvendo mais de 10 mil atletas e passando por locais emblemáticos, como Siena, Pompeia e Veneza.
Os Jogos Olímpicos de Inverno decorrem entre 6 e 22 de fevereiro de 2026, enquanto os Jogos Paralímpicos se realizam entre 6 e 15 de março, ambos nas cidades italianas de Milão e Cortina d´Ampezzo.

