Thierry Neuville venceu na Argentina e isolou-se na liderança do Mundial de Ralis
Belga da Hyundai defendeu-se sem dificuldades no último dia e terminou com larga vantagem sobre o colega Andreas Mikkelsen e o rival Sébastien Ogier.
Corpo do artigo
O belga Thierry Neuville (Hyundai i20) venceu o Rali da Argentina, quinta prova do Mundial, e aumentou a vantagem sobre o francês Sebastien Ogier (Citroën C3), segundo no campeonato, para 10 pontos.
Neuville, que partiu para o terceiro dia da prova argentina com 45 segundos de vantagem sobre o colega de equipa Andreas Mikkelsen, venceu a segunda das três especiais, somando ainda três pontos graças ao terceiro posto na power stage final, ganha por Ogier, que somou cinco pontos.
"Não posso pedir mais depois de conseguir a minha segunda vitória neste evento e a segunda consecutiva este ano. O carro esteve impecável ao longo de todo o fim de semana", disse Neuville, após o 11.º triunfo da carreira.
O hexacampeão mundial Sébastien Ogier manteve um intenso duelo com o irlandês Kris Meeke (Toyota Yaris), que ficou decidido apenas na especial final, com o piloto da marca nipónica a sofrer um furo e a perder seis segundos para o francês.
Antes disso, na penúltima especial, em Mina Clavero, o francês acertou no pilar de um portão e danificou a direção do seu C3, cedendo um minuto e caindo para o quarto lugar. Mas Meeke viria a ser penalizado por ter atalhado precisamente no mesmo local onde Ogier bateu, depois de uma denúncia da Citroën.
O francês acabou no degrau mais baixo do pódio, a 1.04,8 minutos do vencedor. "Tentei manter o ritmo até à power stage, pois estavam demasiado rápidos para mim", explicou.
Meeke foi quarto, a 1.06,2 minutos de Neuville, enquanto o finlandês Jari-Matti Latvala (Toyota Yaris) ainda conseguiu roubar o quinto lugar a Dani Sordo (Hyundai i20).
No Mundial de pilotos, Neuville lidera com 110 pontos, contra os 100 de Ogier e os 82 do estónio Ott Tanak (Toyota Yaris), que não foi além do oitavo lugar no rali.
Entre os construtores, a Hyundai lidera com 157 pontos, seguida da Toyota, com 120, e da Citroën, com 117. A M-Sport Ford é a última, com 78 pontos.
A próxima ronda decorre dentro de duas semanas, de 10 a 12 de maio, no Chile, antes de o campeonato rumar à Europa e ao Rali de Portugal, que se realiza de 30 de maio a 02 de junho.