Depois de no ano passado se ter disputado em dezembro, o tradicional troféu volta a ser de arranque oficial de época. Sporting, FC Porto, Benfica e ABC jogam na Póvoa de Varzim
Corpo do artigo
O Sporting, que em 2023/24 protagonizou a melhor temporada da história, tendo-se até tornado no segundo clube de andebol em Portugal a ganhar todos os troféus na mesma época - o ABC, de Aleksander Donner, já o havia feito quatro vezes nos anos 1990 -, juntando Campeonato, Taça de Portugal e Supertaça, parte na dianteira para a 2024/25.
A nova campanha abre com a Supertaça, no ano passado disputada em dezembro, tendo como protagonistas leões, FC Porto, Benfica e ABC, ou seja, são os quatro primeiros classificados do Andebol 1 que se encontrarão no Pavilhão Municipal da Póvoa de Varzim.
A primeira meia-final joga-se às 15 horas e coloca os verdes e brancos frente ao ABC. “Sabemos que somos favoritos, mas respeitamos o ABC, que tem uma equipa composta por bons veteranos e jovens, como por exemplo três centrais que são muito talentosos e que, provavelmente, serão o futuro da Seleção Nacional”, constatou o treinador leonino, Ricardo Costa. “O Sporting, campeão e vencedor de todos os troféus nacionais na época transata, apresenta-se como o mais forte candidato à vitória”, disse o homólogo academista, Filipe Magalhães. “Tem um plantel recheado de grandes jogadores, superiormente orientado pelo Ricardo Costa, e mantém a estrutura base da época anterior”, justificou ainda o técnico de Braga.
A segunda meia-final é um clássico. “Esperamos um Benfica muito parecido com o da época passada. O treinador manteve-se, a forma de jogar é a mesma, sabemos que é uma equipa forte e agressiva na defesa”, analisou o central do FC Porto Rui Silva. “Temos tido muito menos problemas do que na pré-época anterior”, revelou Jota González, técnico das águias, garantindo: “Estamos contentes e sinto que a equipa está preparada”.