Portugal segue na 14.ª posição da Taça do Mundo de golfe, na qual está representado por Ricardo Melo Gouveia e Filipe Lima.
Corpo do artigo
Portugal segue na 14.ª posição da Taça do Mundo de golfe, na qual está representado por Ricardo Melo Gouveia e Filipe Lima, que terminaram a primeira volta com 74 pancadas, duas acima do par do campo.
No Kingston Health Golf Clube, em Melbourne, a dupla espanhola formada por Rafael Cabrera Bello e Jon Rahm lidera com 69 pancadas, seguida de um trio formado por França, China e Estados Unidos, todos com 70 pancadas.
"Hoje, na modalidade de foursomes, jogámos bem praticamente o jogo todo com boas oportunidades de birdie, mas infelizmente não conseguimos acabar da melhor maneira. Esteve bastante vento o que tornou as coisas bastante mais difíceis. Fizemos uma primeira volta de +2 e estamos neste momento empatados em 14.º lugar", escreveu Ricardo Melo Gouveia na sua página na rede social Facebook.
O lote de 56 jogadores é dividido em equipas de dois que vão competir em 72 buracos de stroke play: a primeira e a terceira volta são disputadas em foursomes, em que cada formação joga apenas com uma bola e pancadas alternadas entre os golfistas, e as segunda e quarta em fourball, com cada um dos golfistas de a jogar uma bola, contando o melhor resultado de cada equipa em cada buraco.
A Taça do Mundo distribui prémios no valor de 7,4 milhões de euros, dos quais 1,89 milhões para o vencedor.
A melhor classificação de Portugal na prova, que este ano celebra a sua 58.ª edição, foi o 13.º lugar conseguido em 2008 por Ricardo Santos e Tiago Cruz.
Segundo o regulamento, apuram-se para a Taça de Mundo os 28 jogadores melhor classificados no ranking -- apenas um por pais --, cabendo-lhes depois escolher o parceiro para a prova.
Após os Jogos Olímpicos Rio2016, prova na qual foi 59.º, Ricardo Melo Gouveia alcançou o 134.º posto da classificação mundial, o que que lhe permitiu apurar-se diretamente para a Taça do Mundo, na 24.ª posição.