Leões receberam e venceram os azuis e brancos por 63-57.
Corpo do artigo
O Sporting recebeu e venceu esta terça-feira o FC Porto, por 63-57, no Pavilhão João Rocha, isolando-se assim na liderança da Liga Placard.
Os leões tiveram em Diogo Ventura a principal figura de destaque, com 24 pontos, quatro ressaltos e três assistências.
Do lado do FC Porto, evidenciou-se o estreante Jalen Riley, com 22 pontos e três assistências.
Com 11 triunfos em 11 rondas disputadas, o Sporting é agora líder isolado na tabela, com 22 pontos, seguido pelo FC Porto, que averbou esta terça-feira o primeiro desaire, após 10 triunfos, somando 21 pontos.
Num primeiro período marcado por alguns percalços tecnológicos com o cronómetro, o FC Porto até iniciou bem a partida, chegando aos 8-2 com pouco mais de dois minutos de jogo, beneficiando de dois "triplos" de Tanner McGrew, mas a formação nortenha não viria a marcar mais pontos até aos derradeiros segundos, com outro "triplo" do poste norte-americano.
Esta falta de acerto ofensivo dos "dragões" foi aproveitada pela equipa sportinguista, que, não estando também perfeita nos lançamentos, foi conseguindo dilatar uma diferença pontual significativa, chegando ao final do primeiro quarto a vencer por 15-11, com grande parte dos pontos a surgirem de lançamentos livres de John Fields.
Uma entrada forte do Sporting no segundo parcial permitiu uma vantagem de 10 pontos, superiorizando-se a um FC Porto incapaz de contrariar a solidez da equipa de Luís Magalhães e órfão de uma das suas principais figuras, o base norte-americano Max Landis, a contas com uma lesão grave.
O intervalo surgiria com os "leões" a vencerem por 27-19, mas, no terceiro período, os "azuis e brancos" reagiram à desvantagem e, embalados pelo novo reforço Jalen Riley, contratado para colmatar a ausência de Max Landis, conseguiram igualar a partida em 37-37.
Contudo, a reação foi apenas momentânea e despontou Diogo Ventura na equipa da casa, ao levar praticamente sozinho o resultado de novo para a margem de 10 pontos que se chegou no final do terceiro quarto (48-38).
O Sporting foi conseguindo replicar as tentativas portistas de se aproximarem da liderança do marcador, mantendo durante largos minutos a diferença pontual, até que os últimos minutos mostraram um FC Porto aguerrido e determinado, resultando em três pontos de desvantagem a cerca de minuto e meio do fim, mas um 'triplo' final de Diogo Ventura sentenciou o triunfo 'leonino'.
Jogo realizado no Pavilhão João Rocha, em Lisboa.
Sporting - FC Porto, 63-57.
Ao intervalo: 27-19.
Sob a arbitragem de Sérgio Silva, Paulo Marques e Hugo Silva, as equipas alinharam e marcaram:
Sporting (63): Diogo Ventura (24), Travante Williams (8), James Ellisor (8), John Fields (9) e João Fernandes (8). Jogaram ainda, Shakir Smith (2), Cláudio Fonseca, Jalen Henry (4), Pedro Catarino, Francisco Amiel e Diogo Araújo.
Treinador: Luís Magalhães.
FC Porto (57): Bradley Tinsley (2), João Soares (5), Larry Gordon (2), Tanner McGrew (11) e Eric Anderson (6). Jogaram ainda, Miguel Queiroz (7), Jalen Riley (22), Pedro Pinto, Vladyslav Voytso (2) e Francisco Amarante.
Treinador: Moncho López.
Marcha do marcador: 15-11 (primeiro período), 27-19 (intervalo), 48-38 (terceiro período) e 63-57 (resultado final).
Assistência: Jogo realizado à porta fechada devido à pandemia de covid-19.