Sousa cai um lugar, Djokovic sobe ao segundo posto e Nadal está muito perto
Sérvio destronou Federer, que caiu para terceiro, e está agora mais perto do número um do ranking ATP, Rafael Nadal.
Corpo do artigo
O tenista sérvio Novak Djokovic subiu esta segunda-feira ao segundo lugar do ranking mundial ATP, atrás do espanhol Rafael Nadal, e a romena Simona Halep garantiu que termina o ano na liderança feminina (WTA).
Em masculinos, com o português João Sousa a descer uma posição, para o 44.º lugar - numa semana em que foi eliminado no qualifying do Masters 1000 de Xangai -, Djokovic destronou Roger Federer, que caiu para terceiro.
O sérvio terminou a semana com a vitória no domingo em Xangai, batendo na final do torneio chinês o croata Borna Coric, que subiu ao 13.º lugar e que tinha afastado nas meias-finais Federer.
O espanhol Rafael Nadal, com uma lesão no joelho, está afastado dos courts e o seu final de época permanece incerto, num momento em que contabiliza mais 215 pontos do que Djokovic na tabela mundial.
Numa situação difícil, estará o argentino Juan Martín Del Potro, quarto na classificação ATP, que sofreu uma lesão grave nos oitavos de final em Xangai, uma fratura na rótula direita, e só deverá voltar dentro de seis meses.
O português João Sousa, derrotado na qualificação de Xangai pelo francês Benoit Paire, por 6-7 (4-7), 6-4 e 6-4, caiu para a 44.ª posição, ainda longe da sua melhor classificação de sempre no ATP (28.º).
Na classificação WTA, a romena Simona Halep vai terminar pelo segundo ano consecutivo a época como número um mundial, apesar de uma lesão nas costas.
A romena, que conquistou este ano o primeiro major da sua carreira, com a vitória em Roland Garros, já disse que terá que tomar algumas decisões nos próximos dias, devido à hérnia discal de que sofre.
A tenista lidera com 7421 pontos, seguido da dinamarquesa Caroline Wozniacki, com 6461, e da alemã Angelique Kerber, com 5.400.
A portuguesa mais bem classificada continua a ser Inês Murta, num longínquo 583.º lugar.