Manuel Fernandes, presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol, olha mais longe e põe em causa a sustentabilidade das diversas modalidades de pavilhão
Corpo do artigo
"Todas as nossas atividades estão suspensas e ninguém tem condições para dizer que as pode reatar neste ou naquele dia. Não temos nenhuma data indicativa para retomar a competição, estamos a monitorizar a situação e depois, de acordo com os clubes, tomaremos as decisões que mais se ajustem à realidade do momento" - foi assim que Manuel Fernandes, presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol, fez um primeiro ponto da situação da modalidade que dirige em tempos de Covid-19.
Isto quando já não se jogou, a 14 de março, a 23.ª Jornada Liga Placard e numa altura em que o que estaria para vir não se vai disputar, pelo menos para já. No entanto, o próximo evento, a final-four da Taça de Portugal, inicialmente agendado para este fim de semana, até pode ser de fácil resolução. "Isso, eventualmente, se houver algum tempo, ainda se resolve num fim de semana", disse o dirigente.
Final-four da Taça de Portugal, que devia jogar-se sábado e domingo em Odivelas, com FC Porto, Sporting, Benfica e V. Guimarães, foi o primeiro evento adiado, mas "resolve-se num fim de semana"
De resto, olhando de forma mais alargada para a situação, Manuel Fernandes mostrou grande preocupação com o futuro. "Este é um receio que não é só nosso, uma vez que as preocupações são semelhantes nas outras modalidades de pavilhão. Estou a falar da sustentabilidade. Está em causa a sobrevivência dos clubes, porque se é certo que os clubes deixam de ter receitas, também é certo que não deixam de ter compromissos assumidos e a precisar de serem cumpridos, como o pagamento de salários, água luz, etc. Toda a gente tem consciência de que se os clubes não retomarem a atividade, a crise trará impactos muito negativos na economia", alertou o líder federativo, concluindo: "Deverão ser tomadas medidas para mitigar este impacto, para salvaguardar os postos de trabalhos de muita gente ligada ao desporto."