Madeirenses continuam sem vencer, as recém-promovidas continuam a brilhar
Corpo do artigo
A quinta jornada da Liga Betclic Feminina abriu num feriado e o CAB Madeira ainda não conseguiu ganhar, tendo caído em São João da Madeira por 71-64, no confronto entre as duas únicas treinadoras da principal divisão do basquetebol nacional. Se Fátima Silva, do CAB, ainda não venceu esta época, por seu lado a recém-chegada Sanjoanense, de Inês Peres, leva três vitórias em cinco jornadas.
O CAB Madeira, que procurava a primeira vitória na prova, chegou a vencer no Municipal Paulo Pinto o quarto inicial (14-20) e, apesar da recuperação da equipa da casa, manteve um grande equilíbrio na partida até ao intervalo (37-33), com Khadijah Brown em grande plano, efetuando 14 dos seus 18 pontos. Schekinah Bimpa, por outro lado, “pegou fogo” após o regresso dos balneários, ela que foi a MVP do encontro (24pts, 9res, 5ast - 29.5val).
A jogadora mais influente nos 40 minutos de jogo foi muito bem acompanhada por Genesis Correa (11pts, 4ast), Mele Finau (13pts, 7res) e Joana Arieiro (12pts, 6res); do lado das madeirenses, destaque para Maelys Martinet (10pts, 6res, 8ast) e Marta Vargas (14pts, 8res), além do jogo de Brown. A verdade é que, tendo a turma alvinegra parado com sucesso a poste do CAB Madeira, o jogo tornou-se mais fácil e, apesar de boa réplica do CAB no final do 3.º quarto, acabando por igualar o resultado nesses dez minutos (16-16), o coletivo de Inês Peres manteve-se no cimo do jogo até ao final do jogo, com o lançamento exterior a não cair para o CAB (apenas dois triplos).
O CAB Madeira ainda se aproximou (esteve a três pontos de diferença), mas Karolina Stawinska marcou dois pontos a cerca de 15 segundos do fim que foram fatais para as aspirações madeirenses.