Primeiro-ministro saúda Pichardo por "conquista histórica"
Corpo do artigo
O primeiro-ministro saudou esta sexta-feira Pedro Pablo Pichardo pela reconquista do título de campeão do mundo do triplo salto nos Mundiais de atletismo Tóquio92025, considerando tratar-se de "uma conquista histórica que orgulha todos os portugueses".
"Grande Pedro Pablo Pichardo! Que salto, que garra do agora bicampeão mundial do triplo salto. Uma conquista histórica no Japão que orgulha todos os portugueses. Parabéns!", escreveu Luís Montenegro, numa publicação na sua conta da rede social X.
Pedro Pablo Pichardo reconquistou hoje o título de campeão do mundo do triplo salto nos Mundiais de atletismo Tóquio'2025, com a marca de 17,91 metros, e tornou-se no primeiro português com duas medalhas de ouro nos campeonatos.
O primeiro-ministro esteve recentemente em Tóquio, no âmbito de uma visita oficial ao Japão, e encontrou-se com parte da delegação portuguesa nestes Mundiais, incluindo o presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, Domingos Castro.
Na altura, disse ter a esperança de que a bandeira de Portugal estivesse "ao mais alto nível" nestes Mundiais.
Com 32 anos, Pichardo recuperou o título que conquistou em Oregon'2022 e não defendeu em Budapeste'2023, graças à sua sexta tentativa, a 17,91 metros, depois de ter iniciado a final, disputada no mesmo sítio onde se sagrou campeão olímpico, em 2021, com 17,07.