Etapa decisiva foi ganha por Adam Yates, com Ion Izagirre a vestir de amarelo. João Rodrigues andou em fuga, mas no final o melhor portista foi Edgar Pinto (22.º).
Corpo do artigo
Rui Costa irá ser o melhor português na Volta à Comunidade Valenciana, que hoje teve a sua etapa-rainha, com 188 km que terminaram no alto de Alcala Alcossebre. O corredor da UAE Emirates foi 11.º numa tirada ganha por Adam Yates, da Mitchelton, tendo subido a 10.º numa classificação geral que passou a ter novo líder: Ion Izagirre, da Astana.
A etapa voltou a ter uma longa fuga, na qual esteve João Rodrigues, mas o jovem da W52-FC Porto não conseguiu aguentar o ritmo de Silvan Dillier (AG2R La Mondiale), o último de um trio a ser alcançado, já na subida final. Diego Rubio (Burgos-BH) era o terceiro elemento da escapada, mas abdicou depois de ter garantido o triunfo na classificação da montanha.
Na subida final, Alejandro Valverde ainda respondeu ao ataque vitorioso de Adam Yates, mas apenas foi segundo na etapa, não conseguindo igualmente recuperar a desvantagem que tinha para Ion Izagirre, que amanhã deverá confirmar o triunfo na geral.
Rui Costa foi o português que melhor resistiu nas acelerações finais, garantindo um top-10 na sua primeira corrida da época, enquanto Nelson Oliveira, tendo de auxiliar Valverde, líder da Movistar, acabou por perder tempo e chegar em 21.º, mesmo à frente de Edgar Pinto, que foi o melhor da W52-FC Porto na etapa.
CLASSIFICAÇÕES
4.ª etapa: Vila Real-Alcala Alcossebre (188 km)
1.º Adam Yates (Mitchelton-Scott), 4h54m57s
2.º Alejandro Valverde (Movistar), mt
3.º Pello Bilbao (Astana), a 02s
4.º Ion Izagirre (Astana), a 03s
5.º Dan Martin (UAE Team Emirates), a 04s
11.º Rui Costa (UAE-Team Emirates), a 30s
21.º Nelson Oliveira (Movistar), a 55s
22.º Edgar Pinto (W52-FC Porto), a 1m04s
Geral individual
1.º Ion Izagirre (Astana), 14h18m27s
2.º Alejandro Valverde (Movistar), a 07
3.º Pello Bilbao (Astana), mt
4.º Dan Martin (UAE Team Emirates), a 16s
5.º Dylan Teuns (Bahrain-Merida), a 18s
6.º Jesus Herrada (Cofidis), a 29s
7.º Jack Haig (Mitchelton-Scott), a 33s
8.º Adam Yates (Mitchelton-Scott), a 34s
9.º Edvald Boasson Hagen (Dimension Data), a 46s
10.º Rui Costa (UAE Team Emirates), a 48s