Primeiro final com montanha fez uma seleção de candidatos, mas não tirou a amarela a Boasson Hagen. Portista Raúl Alarcón passou o dia em fuga e Joaquim Silva caiu na chegada.
Corpo do artigo
Greg Van Avermaet, que contou com o apoio do colega Amaro Antunes até ao final, venceu a terceira etapa da Volta à Comunidade Valenciana, que terminou um Chera com um sprint de um grupo de favoritos, selecionados por um final com muita montanha. Nelson Oliveira e Rui Costa também estavam nesse pequeno pelotão, tendo subido a quarto e a 12.º da geral, respetivamente.
A etapa voltou a ser marcada por uma longa fuga e nela entrou mais uma vez Raúl Alarcón, O portista que venceu a duas últimas Voltas a Portugal ainda se tentou isolar, a 16 km do final, mas não foi bem sucedido.
A escapada foi alcançada pelo pelotão quando faltavam oito quilómetros e a última subida foi acelerada pela CCC, com Amaro Antunes a ajudar Van Avermaet, que não falhou na hora de acelerar para a meta. Boasson Hagen, estando nos da frente, manteve a camisola amarela, com 5 segundos de vantagem para Ion Izagirre, 8 para Dylan Teuns e 11 para Nelson Oliveira. Rui Costa, no 12.º lugar, está a 25 segundos do líder.
Registe-se que Joaquim Silva era o melhor da W52-FC Porto e estava entre os primeiros, mas caiu na última curva. A organização deverá atribuir-lhe o mesmo tempo do vencedor.