
EPA
João Silva mostrou-se este domingo "extremamente satisfeito" pela medalha de prata conquistada no triatlo dos I Jogos Europeus, manifestando o desejo de que Portugal conquiste "muitas mais".
"Esperemos que seja a primeira de muitas. Vamos agora para a segunda parte da nossa missão, que é apoiar os colegas. Esta tarde já temos o ténis de mesa [meias-finais]. Vamos apoiar para ver onde podemos chegar", disse, após a cerimónia das medalhas, em Baku, no Azerbaijão.
O português destacou-se como o melhor na corrida final: "Não é fácil, principalmente com estas condições, com muito calor e algum vento. Fiz o melhor que consegui e isso traduziu-se na medalha de prata, a primeira para Portugal. Estou super orgulhoso. Ainda mais por ver erguer a nossa bandeira"
O triatleta luso apenas lamenta a forma como decorreu o ciclismo, no qual partiu para os 10 quilómetros de corrida final com 1.45 minutos de atraso, impedindo-o de ir mais longe: ficou a 11 segundos do britânico Gordon Benson.
"Acho que foi uma competição bem conseguida, essencialmente na corrida. Passadas algumas voltas, o grupo do ciclismo juntou-se todo, mas depois houve uns desentendimentos e permitimos a um grupo ganhar alguma vantagem. Na segunda transição não tínhamos mais nada a fazer senão dar o melhor e tentar correr o mais rápido possível. Foi o que fiz e no final conquistei o segundo lugar e estou muito contente", assumiu.
João Silva revela que, apesar do grande atraso, iniciou a corrida com o firme pensamento na medalha: "Mais uma vez, fui segundo, mas estou muito satisfeito. Pelo menos no segmento da corrida não podia ter feito melhor, deixei tudo lá, estou muito satisfeito. Tenho a consciência de que dei o meu melhor. Não chegou, fica para a próxima".
