
O secretário de Estado da Juventude e Desporto, Emídio Guerreiro, manifestou o desejo de que os atletas portugueses se "superem" nos I Jogos Europeus, que decorrem em Baku, Azerbaijão.
"Sobretudo, espero que se consigam superar e dar o seu melhor, que façam melhores resultados do que na véspera. É o desafio que lançamos: fazerem um bocadinho melhor, independentemente de serem primeiro, quinto, sexto ou 10.º, como foi o caso do David Rosa (BTT)", disse o governante.
Em declarações aos jornalistas, em Baku, após a prova de BTT, Emídio Guerreiro escusou-se a revelar as modalidades de quem espera pódios, deixando os "prognósticos para o fim".
"O David Rosa já cumpriu com o objetivo, ao ser top 10. Conseguiu. Fez uma bela prova. Pena ter partido a corrente, pois estaria melhor classificado", vincou.
O governante desvalorizou as recomendações de dirigentes da União Europeia para o boicote da representação política em Baku, face ao questionável regime democrático do Azerbaijão, dizendo que não há uma posição oficial da instituição.
"Não faço comentários. Formalmente, a União Europeia não tem qualquer posição definida, bem pelo contrário, pois trata-se de ponto de vista isolado de alguns eurodeputados que se manifestaram. Não falamos de decisões do Parlamento Europeu relativamente a esta matéria, pois assim Portugal teria uma palavra a dizer", esclareceu.
Quanto aos atletas, falou em "momento muito importante" nas suas carreiras, destacou a grandeza da comitiva lusa, com 100 competidores, e considerou que "este é um marco importante no caminho para o Rio'2016".
