Primeiro manual de regras para os Jogos divulgado: máscara "sempre", testes e nada de cânticos
Documento contém os principais passos a adotar pelos atletas e outros intervenientes, sob normas mais apertadas em contexto de pandemia
Corpo do artigo
O Comité Organizador dos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2021 divulgou esta quarta-feira do seu primeiro manual de regras a adotar no evento, que se realiza entre 23 de julho e 8 de agosto.
Nos próximos tempos, mais documentos vão ser divulgados, sendo este primeiro direcionado aos protocolos a seguir pelos principais intervenientes, como comités olímpicos, atletas, sponsors e media.
Assim, em contexto de pandemia, assumindo que os Jogos vão para a frente, os atletas devem ser testados antes e depois de chegar ao Japão, neste caso a cada quatro dias, tendo movimentos limitados segundo um plano pré-determinado, pedindo-se que os transportes públicos não sejam usados.
À chegada não é necessário fazer quarentena, mas os desportistas têm de instalar uma aplicação de rastreamento de contactos. Os organizadores não vão exigir que os intervenientes sejam vacinados, mas prometem trabalhar com cada comité olímpico nacional para "encorajar e ajudar os seus elementos a vacinarem-se nos países-natal".
Aos atletas é também recomendado que usem máscara de proteção "sempre" durante o evento, à exceção de quando comem ou dormem.
Segundo o manual, os adeptos, mesmo não se sabendo ainda da sua presença, não podem cantar nem gritar para apoiar os atletas.
A nova versão do "playbook" de Tóquio é esperada em abril ou quando necessário mediante as exigências sanitárias.