Equipas nacionais continuam a ter uma entrada direta na Liga dos Campeões e mais quatro vagas na Liga Europeia, na qual ocupam a segunda posição do ranking
Corpo do artigo
As equipas portuguesas continuam bem colocadas no ranking da Federação Europeia de Andebol (EHF), tendo garantido mais uma vez cinco lugares para as duas maiores provas de 2024/25, um na Liga dos Campeões e quatro na Liga Europeia.
Portugal desceu uma posição na tabela da Champions, sendo agora oitavo, mas continuando dentro do grupo de nove países que garantem uma entrada direta. A única novidade, numa classificação liderada de forma folgada pela Espanha, foi a subida da Noruega ao nono posto, assegurando um lugar para o seu campeão – este ano o Kolstad entrou por convite. Como a Bielorrússia, atual sétima, está suspensa das competições internacionais, também a Ucrânia, sendo décima, poderá ter vaga.
Na Liga Europeia o país mais pontuado é a Alemanha (147,7 pontos), seguida por Portugal (88,7), sendo os únicos com direito a inscrever quatro clubes. Isso já aconteceu esta época, com Benfica, Sporting e ABC a jogarem atualmente a fase de grupos, enquanto o Águas Santas não passou a qualificação.
Esgotando as suas cinco vagas nas maiores provas, Portugal continua sem representantes na Taça Europeia.
Para a próxima época o nosso país poderá ainda candidatar um segundo clube à Liga dos Campeões, que terá seis ou sete lugares (dependendo da entrada direta do futuro campeão) para convites da EHF. Esta época, os países com dupla presença são os posicionados entre a segunda e a sexta posições do ranking, Alemanha (Magdeburgo e Kiel), França (PSG e Montpellier), Hungria (Veszprém e Pick Szeged), Dinamarca (Aalborg e GOG) e Polónia (Kielce e Wisla Plock), não tendo a líder Espanha candidatado um segundo clube.