Portugal perde na Eslovénia por um e apuramento para o Eurobasket fica adiado
Seleção continua encaminhada para regressar a uma fase final, apesar do desfecho amargo em Koper
Corpo do artigo
A Seleção Nacional perdeu esta segunda-feira com a Eslovénia, por 83-82, em Koper, no fecho da segunda janela de qualificação para o Eurobasket'2025, adiando assim a questão do apuramento para fevereiro do próximo ano. Portugal continua encaminhado para regressar a uma fase final, ao fim de 14 anos de ausência – vão os três melhores de cada grupo.
Apesar de um duro revés logo a começar – a lesão de Gonçalo Delgado e uma desvantagem de dez pontos (22-12) –, a formação lusa impediu os anfitriões de ir embora no marcador no segundo quarto, com a entrada de André Cruz e o contributo de Travante Williams. À beira do intervalo, a equipa das Quinas assinou um parcial de 1-9, saindo para os balneários na frente (44-49).
Os homens de Mário Gomes aguentaram a vantagem no terceiro quarto, aproximando-se cada vez mais da versão do jogo aguerrida da primeira parte do jogo de sexta-feira. Como resultado, a vantagem nacional atingiu o máximo aos 66-75, a 6m02s do final.
Um triplo de Edo Muric, outro de Jaka Blazic, que fez uma partida em crescendo, e os lances-livres do inevitável Klemen Prepelic evitaram nova surpresa.
Diogo Ventura desperdiçou um de dois lances-livres e Travante Williams falhou de três no cair do pano, num desfecho amargo para a Seleção.
Miguel Queiroz, com um duplo-duplo de 13 pontos e 13 ressaltos, foi o mais valioso.
Na terceira e última janela, em fevereiro, Portugal defronta Israel fora, acabando a qualificação a receber a Ucrânia.