
O Polestar 4 é, esteticamente, o mais disruptivo da marca sino--sueca. Ao não ter vidro traseiro aumentou-se o espaço para os passageiros traseiros, que em momento algum se sentem enclausurados. A potência não coloca problemas de comportamento assegurando largos quilómetros de descontração
O Polestar 4 Long Range Single Motor destaca-se como a proposta mais equilibrada e eficiente desta versão do construtor sino-sueco. Com silhueta de coupé, este SUV chama a atenção pela ausência de óculo traseiro, com a retrovisão a ser assegurada por uma câmara de vídeo. Sem que disso se ressinta a luminosidade interior e até serve para criar um ambiente acolhedor para quem viaja atrás.
Espaço é coisa que não falta, assim como materiais de qualidade e uma montagem à prova de bala. Nota negativa para a quase absoluta ausência de botões físicos (até para abrir o porta-luvas temos de ir ao monitor central...), num minimalismo visualmente atraente, mas pouco prático. Para movimentar as 2,3 toneladas do P4, os 272 cavalos e 343 Nm de binário do motor traseiro chegam e sobram, permitindo estender a autonomia para lá dos 620 km. Conseguimos consumos na ordem dos 17 kWh/100 km, mas este Polestar 4 peca por alguma lentidão na carga. A bagageira de 526 litros e o frunk de 15 litros completam um conjunto pensado para viajar com conforto e eficiência. Esta versão custa a partir dos 58 600 euros (preço de campanha). No topo está o Long Range Dual Motor, com o preço de 65 600 euros.
Dimensões
Mede 4,84 metros de comprimento, 2,0 de largura e 1,5 de altura. A distância entre eixos de quase três metros resulta num habitáculo com um espaço de "limousine". A bagageira tem 526 litros e existe ainda um compartimento frontal de 15 litros.
Carregamento
Com uma bateria de 100 kWh, suporta carregamento DC até 200 kW, levando 30 minutos para carregar de 10% a 80%. Em casa, com um carregador AC de 7,4 kW, o tempo de carregamento de 0% a 100% é de aproximadamente 14 horas.
Equipamento
O interior é minimalista, utilizando materiais sustentáveis. O ecrã tátil tem 15,4 polegadas, com o sistema Google Android Automotive. A iluminação interior é inspirada no sistema solar. O banco do condutor e passageiros ajustam-se eletricamente.

