
Com o mercado das pick-ups ao rubro, graças à chegada de novas marcas chinesas, a Amarok marca a diferença pela forma como pisa a estrada e enfrenta os terrenos mais exigentes. Não fossem as dimensões "fora do comum", seria um bom familiar para a semana e um ótimo parceiro para o monte...
Corpo do artigo
Leia também Abel Ferreira fala em "narrativas" contra o Palmeiras: "Toda a gente fez um escabeche..."
A Volkswagen Amarok regressou ao mercado com argumentos renovados e um foco claro: continuar a ser a pick-up mais confortável e eficaz do segmento. Desenvolvida sobre a base da Ford Ranger, mas com identidade própria, a nova geração destaca-se pelo design robusto, mais tecnologia e um comportamento em estrada digno de um SUV.
Mais longa, mais larga e com maior distância entre eixos, a Amarok ganha presença e capacidade. A caixa de carga é mais prática, a distância ao solo cresceu e a aptidão em off-road melhora graças aos novos ângulos e à capacidade de vau de 800 mm. Ao volante, a versão 2.0 TDI biturbo de 205 CV surpreende pela força - 500 Nm - e pela suavidade de funcionamento. A caixa automática de 10 relações mantém o motor sempre no regime ideal, garantindo consumos contidos (chegamos a rolar com 7,8l/100 km em estrada). A direção direta, a suspensão bem afinada e o isolamento cuidado tornam-na confortável mesmo em viagens longas.

Por dentro, o salto tecnológico é evidente: instrumentação digital, ecrã vertical de grandes dimensões e mais espaço, sobretudo na segunda fila. Há materiais robustos, boa ergonomia e vários equipamentos de conforto.
A unidade ensaiada custava 64 mil euros.

Dimensões
Tem 5,6 metros de comprimento, 1,91 de largura e 2,08 altura. A distância entre eixos é de 3270 mm, aumentando o espaço a bordo, enquanto a altura ao solo de 229 mm e os 800 mm de capacidade de vau reforçam a vocação off-road.
Equipamento
Inclui faróis dianteiros de LED Matrix e farolins LED. Conta com o cockpit digital de 12'' e um ecrã tátil também de 12'' e um pack de assistência que inclui Front Assist, Lane Assist e Side Assist. Tem bancos dianteiros aquecidos e ar condicionado bi-zona.
Versões
Além da versão Style, a Amarok está disponível nas versões Life (2.0 TDI turbo de 170 cavalos e caixa manual) e Aventura (3.0 TDI, com 240 cavalos e caixa automática de 10 velocidades. Custam, respetivamente, 39 672 e 60 433 euros.
