
É um dos SUV eletrificados mais vendidos da Europa e foi agora alvo de um restyling, que lhe apurou as formas. Tem potência q.b., boa autonomia elétrica, consumos ajustados e espaço que fazem dele um familiar polivalente. Acabamentos e materiais de qualidade asseguram o bem-estar a bordo. O preço da versão PHEV poderá ser um entrave face à crescente concorrência
Leia também Apontam novo interessado em Fábio Silva e recordam a novela Amrabat
O Ford Kuga PHEV (híbrido plug-in) foi alvo de alterações relevantes na mecânica, na autonomia elétrica e no equipamento interior. Mantém a base técnica conhecida, mas conta agora com um motor elétrico mais potente, nova apresentação exterior e um sistema multimédia revisto, num pacote que atualiza o modelo sem alterar a sua essência.
Tem uma frente redesenhada, enquanto no interior o novo ecrã de 13,2'' com Sync 4 moderniza a interface, ainda que concentre demasiadas funções, prejudicando a ergonomia. Mantém-se a boa habitabilidade traseira e o prático banco, que desliza 15 centímetros, aumentando o espaço para as pernas ou bagagens. O Kuga recorre ao mesmo motor 2.5l atmosférico e bateria de 14,4 kWh, mas a máquina elétrica desenvolve agora 132 cv, elevando a potência combinada para 243 cv. A autonomia elétrica também evolui, situando-se agora entre 60 e 69 km, permitindo realizar grande parte dos percursos diários em modo zero emissões. Em condução, o Kuga é confortável e fácil de conduzir, mas o peso penaliza o dinamismo, com mais rolamento em curva e um pedal de travão menos natural. Durante o nosso ensaio registamos um consumo de 4,5 l/100 km.

Dimensões
O Kuga mede 4,64 metros de comprimento, 1,88 de largura e 1,68 de altura. A distância entre eixos é de 2,71 metros e as jantes são de 20 polegadas, com pneus 245/45. A bagageira chega aos 536 litros graças ao deslizamento do banco traseiro.
Equipamento
Integra ecrã de 13,2'' com Sync4, painel digital, conectividade sem fios, carregamento por indução e novas assistências à condução. Oferece ligação sem fios CarPlay e Android Auto. Ergonomia é penalizada por comandos no ecrã.
Versões
Está disponível nos níveis Active, ST-Line e ST-Line X, variando no estilo e equipamento. Os preços começam nos 39.847 euros (motor 1.5 a gasolina, caixa manual e 150 cavalos) e vão até aos 53.389 da versão de topo.

