Paris'2024: futebol e râguebi marcam arranque, basquetebol feminino o encerramento
Torneios olímpicos de futebol e râguebi arrancam esta quarta-feira, dois dias antes da cerimónia de abertura dos Jogos
Corpo do artigo
O arranque dos torneios masculinos de futebol e râguebi marcam esta quarta-feira o início dos Jogos Olímpicos Paris'2024, dois dias antes da cerimónia de abertura, com a final feminina de basquetebol a encerrar o programa desportivo em 11 de agosto.
Os encontros Argentina-Marrocos e Uzbequistão-Espanha, ambos às 15h00 locais (14h00 em Lisboa), vão dar o pontapé de saída a uma nova edição de uns Jogos Olímpicos, meia hora antes de Austrália e Samoa disputarem o primeiro jogo de râguebi sevens.
Desta feita com público, depois de, em 2021, com um ano de atraso devido à covid-19, este ter estado afastado de Tóquio2020, os adeptos podem continuar a ver provas na véspera da abertura, com andebol feminino, tiro com arco, futebol feminino e râguebi masculino.
A cerimónia de abertura inaugura oficialmente os Jogos, na sexta-feira, a partir das 19h00 locais (18h00 em Lisboa), um evento que, ao contrário do habitual, vai decorrer fora de um estádio, mais precisamente nas margens do rio Sena, sendo, por isso, muito aguardada pelos milhares que a vão seguir ao longo do percurso e pelos muitos milhões que a seguirão via televisão.
Mesmo com a cerimónia de abertura, as provas de tiro vão ter as suas primeiras eliminatórias, em Châteauroux, a quase 300 quilómetros de Paris.
As primeiras medalhas vão ser entregues no sábado, nas provas de equipas mistas de carabina a 10 metros e nos saltos para água, com o trampolim a três metros sincronizado feminino.
Com 14 medalhas a ser distribuídas no primeiro dia, três portugueses vão estar em ação: o skater Gustavo Ribeiro (street), os ciclistas Nelson Oliveira e Rui Costa (contrarrelógio de ciclismo de estrada) e a judoca Catarina Costa (-48 kg).
A sempre aguardada final dos 100 metros, o mais mediático evento do atletismo, vai centrar atenções no Stade de France a 4 de agosto, com a final do torneio masculino de basquetebol a disputar-se a 11 de agosto, com uma das mais fortes seleções dos Estados Unidos de sempre a surgir como candidata a estar nesse encontro.
Depois de 18 dias de competição, o 19º e último dia dos Jogos de Paris conhece os últimos 13 de novos 329 campeões olímpicos, culminando com a também tradicional cerimónia de encerramento, desta feita já no Stade de France.
Susana Santos (maratona) e Maria Martins (omnium) encerram a participação portuguesa, num programa olímpico que terá como derradeiro acontecimento a final do torneio feminino de basquetebol às 15h30 locais (14h30 em Lisboa).