Menino de 14 anos luta contra um cancro raro e tem gerado uma onda de solidariedade na modalidade
Corpo do artigo
Por ocasião do Ovarense-Benfica, que abriu a 22.ª jornada da Liga Placard, Kauan Valente, de 14 anos e que luta contra um cancro raro, teve uma tarde diferente, ao poder conviver de perto com a equipa vareira.
A iniciativa foi preparada pelo jogador Jaques Conceição, com a ajuda da antiga internacional Sofia Ramalho Gomes, que tem liderado toda a onda de solidariedade no basquetebol, permitindo ao menino até estar no balneário a assistir à palestra de início de jogo do técnico Nuno Manarte.
Ao intervalo, Kauan recebeu uma camisola da formação de Ovar autografada por todos os elementos, sendo muito aplaudido pelo público.
Pela Arena de Ovar circularam vários mealheiros, pois a família está a tentar reunir uma verba de 400 mil euros para uma deslocação ao Brasil, onde um médico já tratou um caso idêntico.
No entanto, como referiu fonte da Ovarense a O JOGO, mais do que o dinheiro recolhido este sábado, o principal objetivo era proporcionar mais uma experiência especial ao jovem.
Além disso, como o tumor cresceu um pouco nos últimos dias, Kauan não está, de momento, apto para viajar para fora do país, precisando de se submeter a um novo tratamento.
Antes da tarde passada em Ovar, o jogador do Clube Desportivo José Régio (Vila do Conde) já conhecera a Seleção Nacional de basquetebol sénior no último verão, além de ter marcado presença no Campeonato da Europa de sub-20 masculinos (Divisão B), em Matosinhos; e ter sido recebido no balneário da equipa de basquetebol do Benfica.
A campanha "Todos juntos pelo Kauan" tem levado várias equipas portuguesas a ajudar, mas o caso já passou fronteiras, chegando mensagens de apoio de Espanha e até da Eslovénia.