
AFP
Período de paz mundial irá vigorar mais de um mês, mas dificilmente travará a agressão russa, que tem o seu desporto banido por não o respeitar
Corpo do artigo
Leia também Má notícia para o Benfica: Lukebakio vai ser operado. Saiba o tempo de paragem
A Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) adotou a Trégua Olímpica decretada pelo Comité Olímpico Internacional (COI) para os Jogos de Inverno de Milão-Cortina, entre 6 e 22 de fevereiro, mais os Paralímpicos, de 6 a 15 de março. A resolução recebeu a designação de "Construir um mundo melhor e pacífico por intermédio do desporto e do ideal olímpico".
A medida, pedida na ONU pela Itália e pela presidente do COI, Kirsty Coventry, foi apoiada por 165 países, mas dificilmente travará a Rússia, que tem o seu desporto banido internacionalmente por Vladimir Putin já ter desrespeitado três vezes a trégua.
A Rússia invadiu a Geórgia em agosto de 2008, durante a realização dos Jogos de Pequim (China), depois a Crimeia em fevereiro de 2014, durante o período em que organizava os Jogos de Inverno em Sochi, e finalmente a Ucrânia a 24 de fevereiro de 2022, quando Pequim recebia outra edição olímpica, essa de Inverno.

