Espaço dedicado aos eSports foi inaugurado na Cidade do Futebol. Tem o nome do antigo jogador da Seleção portuguesa
Corpo do artigo
A Federação Portuguesa de Futebol inaugurou na Cidade do Futebol a Arena Diogo Jota, um espaço dedicado os eSports que será a casa das Seleções Nacionais de Futebol Virtual.
A inauguração foi conduzida pelo presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Pedro Proença, acompanhado pela família de Diogo Jota, a quem a Arena presta homenagem, sublinhando a paixão do internacional português pelo universo dos esports.
"É um espaço dedicado, a FPF tem feito investimento muito grande nos esports, há uma franja de consumidores de futebol que nos importa muito querer acolher. Este investimento já estava planeado, demos uma caraterização para eternizar aquela sala, onde passarão os melhores praticantes de esports, com o nome do Diogo, um apaixonado por esta modalidade. Tudo o que possamos fazer jamais substituirá a ausência do Diogo Jota. A FPF fez o seu papel, eternizar aqueles que tantos nos deram ao serviço do nosso País e Seleção. Esta foi a forma simbólica que encontrámos, para simbolizar o que representa a perda do Diogo, do André e de toda esta família. O legado é o que podemos deixar", explicou Pedro Proença, presidente da FPF, em declarações ao Canal 11.
A Arena Diogo Jota recebe já este sábado e domingo a Seleção Nacional de eFootball, que aí realizará o primeiro estágio de preparação para o FIFAe World Cup of eFootball 2025.
De referir ainda que a principal competição de futebol virtual em Portugal passará a chamar-se Taça Masters Diogo Jota. Em 2024, o troféu foi conquistado pela Luna Esports, equipa fundada pelo próprio internacional português.