Portugal com arranque quase perfeito em qualificações para o Mundial no século XXI
Portugal venceu cinco dos seis arranques para os Mundiais. Derrota com a Suíça, na qualificação para o Mundial’2018, é a única mancha da Seleção desde que a Arménia impôs um empate na caminhada para o França’1998.
Corpo do artigo
Portugal não falha uma presença na fase final do Mundial desde 1998, sendo que, para o aproveitamento de 100 por cento no século XXI, muito têm contribuído as entradas “com o pé direito” nas qualificações (ver quadro abaixo).
A Seleção venceu cinco das últimas seis estreias nos apuramentos para o Campeonato do Mundo, registando apenas um resultado negativo, por sinal uma derrota, logo após sagrar-se campeã Europeia. Em 2016 no primeiro jogo de qualificação para o Rússia’2018, a equipa de Fernando Santos caiu em Basileia, frente à Suíça por 2-0. Portugal apurou-se posteriormente ao vencer todos os restantes encontros.
Antes da viragem do século, em 1996, a Seleção treinada por Artur Jorge, arrancou a qualificação para o França’1998 com um empate sem golos na deslocação… à Arménia. Um registo que serve de aviso à equipa das Quinas. De resto, caso tivesse ganho esse encontro e somado os dois pontos que deixou fugir, Portugal teria chegado ao segundo lugar do grupo e poderia ter jogado o play-off de acesso à prova que não disputou.
Alargando o espectro ao resto da história dos Campeonatos do Mundo, os triunfos mais recentes contrastam com o passado mais distante – Portugal perdeu na estreia dos primeiros quatro apuramentos para Mundiais, empatou no quinto, e só atingiu a primeira vitória na estreia na edição de 1962. Ainda assim, só em 1966 chegou à primeira fase final, entrando a ganhar na qualificação frente à Turquia. 20 anos depois, o desaire inicial com a Suécia não impediu o segundo apuramento bem sucedido.