Nogueira da Costa avaliou de forma positiva o segundo lugar da equipa do Sporting masculina na Taça dos Clubes Campeões Europeus de corta-mato que decorreu, este domingo, em Albufeira, no Algarve.
Corpo do artigo
"O Sporting tudo fez e os atletas correram com enorme dignidade para conseguirem o nosso objetivo, conscientes de que ia ser muito difícil estar no pódio", reagiu o treinador Nogueira da Costa, apontando que a prova se pautou por um elevado nível de competição entre 21 equipas internacionais.
O argelino Rabah Aboud terminou a prova em segundo lugar na classificação individual, ao completar o percurso em 30:13 e disse aos jornalistas sentir-se muito honrado pelo resultado obtido nesta prova pelo Sporting.
O cansaço da prova acabou por ser superado pelo atleta sportinguista Licínio Pimentel, que alcançou o 12.º lugar individual, ao perceber que a equipa tinha tido um bom resultado.
Aos jornalistas, o atleta mostrou-se satisfeito por ajudar a escrever mais esta página da história do clube, que desde 1998 não tinha subia ao pódio coletivo desta competição.
"Nós acreditávamos no pódio e foi possível. É uma alegria enorme. Foi uma grande prova do Sporting e do atletismo português a mostrar que ainda estamos vivos e que o meio fundo não está assim tão mal", vincou.
Na prova masculina de juniores, Portugal foi representado pelo Benfica e alcançou o sexto lugar coletivo com 109 pontos.
Pedro Ferreira ficou em 19º na classificação individual e foi o primeiro português da classificação daquela prova.
"Foi uma prova muito rápida, com atletas de alta qualidade e com um nível muito elevado", disse à Lusa no final da prova.
Apesar de ter iniciado a prova no grupo dianteiro, o atleta 'encarnado' acabou por se resguardar a meio da prova e apostou no resultado da equipa.
"Fui o melhor português em prova, mas é uma prova em que o que interessa é a união da equipa e a classificação é por equipas", disse Pedro Ferreira, acrescentando que a equipa benfiquista é jovem, está motivada e deverá conseguir resultados melhores em breve.
Para a prova feminina sénior estava prevista a participação da equipa benfiquista, mas foi cancelada após a equipa médica ter aconselhado à ausência de Dulce Félix devido a lesão.
"A Dulce tem estado a atravessar um momento menos bom, com muitos problemas físicos já desde o campeonato nacional de estrada (...) na sexta-feira foi decidido pelo departamento médico que não estaria em condições para o fazer ou, pelo menos, não seria recomendável", explicou Rui Silva, o representante da equipa técnica do Benfica nesta prova.
O treinador benfiquista apontou que existe agora um trabalho a fazer em termos internos, psicológicos "principalmente para as [atletas] que tinham condições e não tiveram oportunidade de o fazer".
Já a olhar para o futuro, Rui Silva espera agora que a equipa se foque na recuperação para estar na sua capacidade máxima no Campeonato Nacional de estrada.
O Cross das Amendoeiras, coincidente com a Taça dos Clubes Campeões Europeus de corta-mato, completou 40 anos, demonstrando uma vitalidade elogiada pelo presidente da Associação de Atletismo do Algarve.
Jorge Candeias disse à Lusa que as várias provas disputadas esta manhã contaram com a participação de mais de 1.200 atletas nacionais e internacionais.
"É uma das provas mais importantes do calendário da federação internacional", observou o dirigente, assumindo a expectativa de que a prova possa ficar entre as mais bem organizadas.