Maverick Viñales (Aprilia) voltou a vencer a corrida de sábado, com o português a fazer o melhor resultado, mas fora dos pontos
Corpo do artigo
Maverick Viñales voltou a dominar por completo a corrida sprint, agora liderando no Grande Prémio da Américas da primeira à última das dez voltas, com Miguel Oliveira a ser o único piloto da Aprilia que não pontuou, embora tivesse obtido a sua melhor classificação da época nas provas de sábado, um 11.º lugar.
A 14.ª posição na qualificação comprometeu a corrida rápida do português, que subiu a 12.º logo na primeira volta, mas só na última melhorou mais uma posição, ao ultrapassar a KTM de Brad Binder. Este domingo (20h00), com o dobro das voltas, será possível melhorar mais.
Para a Aprilia foi uma curta jornada de glória, já que Viñales nunca deu hipóteses a Marc Márquez, que tal como em Portugal foi segundo, repetindo-se o pódio do Algarve quando, perto do fim, Jorge Martín ultrapassou Pedro Acosta e subiu a terceiro. Entre as motos da equipa de Oliveira, Aleix Espargaró foi quinto e Raúl Fernández pontuou pela primeira vez esta época, ao terminar em nono.