Oleg Matytsin substitui Pavel Kolobkov numa altura em que o país enfrenta um escândalo.
Corpo do artigo
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, nomeou um novo ministro do desporto, Oleg Matytsin, substituindo Pavel Kolobkov numa altura em que o país enfrenta o escândalo da proibição no desporto mundial devido a vasto escândalo de doping.
"Ele tem uma visão moderna dos problemas. Estou otimista quanto ao futuro. Terá a nossa compreensão e apoio", congratulou-se Iouri Ganous, diretor da Agência Antidopagem da Rússia (Rusada), e um dos grandes críticos do sistema vigente.
Matytsine, 55 anos, é o presidente da Federação Internacional do Desporto Universitário e autor de livros científicos sobre desporto, tendo a sua nomeação sido saudada por vários agentes.
Em 9 de dezembro, a Rússia foi excluída pela Agência Mundial Antidopagem (AMA) por quatro anos de todas as competições desportivas internacionais, incluindo Jogos Olímpicos Tóquio2020 e Paris2024, bem como Mundial2022 de futebol, por ter falsificado dados antidopagem.
11723630
O país não se liberta do escândalo que começou em 2015 com a revelação de doping institucional praticado desde 2011 e que envolvia altos funcionários, agentes secretos e frascos de urina traficados.
Iouri Ganous tem defendido que as autoridades desportivas do país são culpadas pelo escândalo, pedindo a Vladimir Putin uma grande limpeza no desporto, livrando-se dos prevaricadores.
Um antigo ministro do desporto, Vitali Mutko, que tinha sido banido dos Jogos Olímpicos por conhecimento da bato