
Portugal's Carla Salome Rocha runs in the rain early in the women's race of the 2020 London Marathon in central London on October 4, 2020.
AFP
Trio de atletas portugueses estará entre o pelotão que, pelas 22h de hoje em Lisboa, arrancará no Parque Odori, em Saporo. Quarteto de canoagem volta à água
A maratona feminina, com Carla Salomé Rocha, Sara Catarina Ribeiro e Sara Moreira, e as meias-finais e, eventualmente, a final do K4 500 na canoagem são, este sábado, os compromissos da missão portuguesa nos Jogos Olímpicos Tóquio'2020.
Rocha, Ribeiro e Moreira estarão entre o pelotão que, pelas 06:00 locais (22:00 de hoje em Lisboa), arrancará do Parque Odori, em Saporo, para a maratona, um dos pontos altos de quaisquer Jogos Olímpicos e que, a Portugal, trouxe dois campeões - Carlos Lopes, em Los Angeles'1984, e Rosa Mota, em Seu'l1988.
A prova, como outras corridas de fundo, foi passada para Sapporo dadas as altas temperaturas e humidade na capital nipónica, mas as condições não serão muito mais favoráveis, a 800 quilómetros a norte de Tóquio, mesmo a corrida tendo sido antecipada em uma hora.
Carla Salomé Rocha esteve nos 10.000 metros no Rio'2016, com o 26.º lugar, e agora tenta a maratona, na qual Sara Moreira desistiu há cinco anos, enquanto Sara Catarina Ribeiro se estreia em Jogos.
Em Tóquio, no Sea Forest Waterway, o quarteto do K4 500 metros de canoagem volta à água nas meias-finais, pelas 10:28 locais (02:28 em Lisboa), depois de na sexta-feira ter conseguido o apuramento nas quartos de final, que teve de disputar ao falhar os dois primeiros lugares na primeira ronda.
Em caso de apuramento, disputam a final pelas 12:37 (04:37), no que será uma das últimas oportunidades para Portugal chegar a medalhas, dado que os Jogos encerram no dia seguinte, com Maria Martins, no omnium do ciclismo de pista, como última portuguesa a competir em Tóquio2020.
