Alberto López, de apenas 18 anos, conseguiu o ouro com 28 pontos. Nathaniel Coleman ficou logo atrás
Corpo do artigo
O espanhol Alberto López e a eslovena Janja Garnbret sagraram-se os primeiros campeões olímpicos da escalada, modalidade em estreia nos Jogos Tóquio2020, com muita emoção nos homens e com a melhor escaladora do mundo a arrasar a concorrência.
Alberto Ginés López, de 18 anos, conseguiu o ouro com 28 pontos, no somatório das três provas em disputa (speed, bouldering e lead), com Nathaniel Coleman (Estados Unidos) a ficar em segundo, com 30 pontos, e Jakob Schubert (Áustria) a fechar o pódio, com 35 pontos, apenas menos um do que o japonês Tomoa Narasaki.
Do lado feminino, a eslovena Janja Garnbret foi a grande vencedora, com as japonesas Miho Nonaka e Akiyo Noguchi a arrecadarem as medalhas de prata e de bronze, respetivamente.
A atleta europeia, de 22 anos, considerada a melhor do mundo da modalidade, confirmou o favoritismo que lhe era atribuído e fez cinco pontos, deixando as rivais a larga distância.
Nonaka somou 45 pontos e Noguchi marcou 64, os mesmos da polaca Aleksandra Miroslaw, com a nipónica a ficar com o bronze graças à classificação superior que trazia da ronda de qualificação.
A escalada desportiva foi uma das modalidades que se estreou em Jogos Olímpicos, a par de surf, skate, karaté e do basquetebol 3x3.
Quadro de medalhas da escalada:
- Masculinos:
Ouro: Alberto Ginés López (Espanha).
Prata: Nathaniel Coleman (Estados Unidos).
Bronze: Jakob Schubert (Áustria).
- Femininos:
Ouro: Janja Garnbret (Eslovénia).
Prata: Miho Nonaka (Japão).
Bronze: Akiyo Noguchi (Japão).