Base-extremo esloveno brilha na NBA, sendo o grande candidato a Melhor Rookie do Ano
Corpo do artigo
Com apenas 19 anos, a idade que a maioria dos jogadores das universidades norte-americanas se declara para o Draft pela primeira vez, o esloveno Luka Doncic, de Dallas, está a causar sensação na NBA.
Esta madrugada, o jovem marcou 32 pontos no encontro frente aos LA Clippers, o seu máximo pessoal desde que está na liga norte-americana. Não conseguiu a vitória para os Mavs (derrota por 125-121), mas mereceu os elogios do técnico Rick Carlisle. "Esteve fantástico. Fez uma série de coisas acontecer", disse.
E não são para menos as palavras do treinador, pois, nos 29 primeiros jogos, Doncic já passou a fasquia dos 500 pontos, 150 ressaltos e 100 assistências na NBA, sendo o segundo rookie da história a consegui-lo num terço da época, depois de... LeBron James (2003).
18,4 pontos, 6,7 ressaltos e 4,9 assistências são as médias por jogo e, nas últimas quatro décadas, apenas Grant Hill, Michael Jordan, Magic Johnson e Larry Bird tiveram médias semelhantes no ano de estreia, mas... nenhum deles tinha menos de 20 anos.
Nascido em Ljubljana e filho de um treinador de basquetebol e uma bailarina e modelo, Luka Doncic, que pegou pela primeira vez numa bola de basquetebol aos sete meses, foi a terceira escolha do Draft deste ano por Atlanta, acabando enviado para Dallas por troca com Trae Young.
O facto de já ter três épocas de experiência no Real Madrid, onde chegou com apenas 13 anos e se estreou aos 16 pela equipa principal, terão ajudado ao sucesso imediato em solo americano. Em 2017/18, o base-extremo foi campeão europeu e espanhol, MVP da fase final e da fase regular da Euroliga e MVP da Liga ACB.
Por isso, face à carga pelos "merengues", não participou na Summer League de Las Vegas. "Suponho que tenha passado os dias num barco a jogar Fortnite", disse o dono dos Mavs, Mark Cuban, em tom bem-humorado.
Mas Doncic parece mesmo ser um dos que aderiu à febre do famoso jogo como outros jogadores, surpreendendo um elemento do departamento de comunicação dos texanos, que lhe perguntou onde estava quando soube, há dias, que foi rookie do mês de outubro/novembro na Conferência Oeste: "Estava a jogar Fortnite".
1070136784263114752