Primeira corrida nacional do ano foi animada pela fuga de Pedro M. Lopes e Alberto Gallego, mas teve chegada de um grande grupo em Anadia, com o corredor da Efapel a ser mais forte.
Corpo do artigo
Luís Mendonça, da Efapel, venceu a Prova de Abertura/Região de Aveiro, que contou com 88 corredores nos 173,1 quilómetros entre Aveiro e Anadia e foi animada por uma longa fuga, anulada a menos de 15 quilómetros do final.
Pedro Miguel Lopes (Kelly-Simoldes-UDO) e Alberto Gallego (Rádio Popular-Boavista), este vencedor em 2020, fugiram logo de início e chegaram a ter quase 11 minutos de vantagem sobre um pelotão que demorou muito a iniciar uma perseguição em ritmo elevado.
Foi a Efapel a assumir as despesas da corrida e a apanhar o duo na passagem por Oliveira do Bairro, já depois de Gallego ter conquistado a camisola da montanha.
O pelotão preparou depois o sprint num final com uma subida de 200 metros, que acabou por não ter os puros velocistas, atrasados na passagem pelo Monte Crasto, já dentro de Anadia.
Mendonça, especialista em finais duros, tinha o triunfo bem preparado pela sua equipa e não falhou.
O homem da Efapel terminou na frente de um grupo de 13 homens, seguido por César Fonte (Kelly-UDO) e Rafael Silva (Antarte-Feirense). Nas posições seguintes terminaram Luís Gomes(Kelly-UDO), Daniel Freitas (RP-Boavista), Francisco Campos (W52-FC Porto), Alvaro Trueba e Alejandro Marque, ambos da Atum General-Tavira, que venceria por equipas.