Sporting e FC Porto defrontam-se em Alvalade [18h00], enquanto, na Luz, o Benfica recebe a Oliveirense [19h00]
Corpo do artigo
Após uma paragem de quase duas semanas para uma segunda janela de qualificação do Eurobasket’2025 de recordar - Portugal colocou-se bem perto de garantir o regresso às fases finais -, a Liga Betclic Masculina regressa em força hoje, com a totalidade dos encontros em atraso da segunda jornada. Entre eles, constam dois jogos grandes, a envolver o top-4 da tabela: Sporting-FC Porto (18h00, RTP2 e SportingTV) e Benfica-Oliveirense (19h00, DAZN e BTV).
Originalmente marcada para 12 de outubro, esta ronda acabou adiada por acordo entre os clubes da Liga, na altura a debaterem-se com dificuldades em inscrever os jogadores extracomunitários ao abrigo da nova Lei da Imigração, encaixando neste fim de semana após a reformulação da Taça Hugo dos Santos. No Pavilhão João Rocha, leões e dragões apresentam-se com saldo vitorioso igual (4v/1d) - o mesmo também de Oliveirense e Ovarense -, valendo o triunfo uma aproximação à frente da classificação. “Vamos ter de ser muito fortes a nível defensivo porque o FC Porto tem boas armas ofensivas. Temos de reforçar a nossa imagem de equipa que defende bem”, estabeleceu Miguel Minhava, treinador adjunto de Luís Magalhães, acabado de se reforçar com o ex-FC Porto Cat Barber, disponível para hoje.
A pausa para as seleções nacionais chegou ao fim e o calendário do principal campeonato vai ficar, finalmente, acertado, depois de ter sofrido dois adiamentos no início da temporada.
Derrotados nas últimas três visitas a Alvalade, os portistas dizem-se “prontos para recomeçar”, nas palavras do veterano Toney Douglas, aos meios azuis e brancos. A seguir a este clássico, os comandados de Fernando Sá entram numa autêntica roda viva, com sete partidas em dezembro, incluindo dois confrontos europeus de alto nível (visita ao Casademont Zaragoza na terça-feira e receção ao Tofas Bursa dia 11). “Estamos bem, tivemos bons treinos e também conseguimos descansar um pouco (…) Estamos num momento positivo e queremos continuar assim”, assegurou o base, pedindo cautelas e atenção a “certas individualidades” do Sporting.
Norberto Alves tem os dados todos
Única equipa sem derrotas no campeonato, o Benfica vai ser colocado à prova pela Oliveirense, “a equipa que está a jogar melhor”, segundo o técnico encarnado Norberto Alves à BTV. “Estão a marcar 93 pontos de média por jogo e a sofrer apenas 74, o que quer dizer que dominam as questões ofensivas e defensivas (…) Estão com 40 por cento nos três pontos, 54 por cento nos dois pontos, portanto, são muito eficazes. O [Malik] Morgan está com 61 por cento nos três pontos, o que é fantástico”, elencou o treinador.