Passou de central para a ponta na Seleção Nacional e, sobretudo, durante o Mundial de juniores do ano passado. Jogando como ponta no ISMAI, Leonel leva 88 golos em 35 jogos de campeonato.
Corpo do artigo
Tem apenas 20 anos e vai integrar o plantel principal do FC Porto nas próximas temporadas. Leonel Fernandes, de 1,90 metros, que fez praticamente toda a carreira a jogar na primeira linha - a central e a lateral-esquerdo - mas se vem afirmando na ponta esquerda desde que Paulo Jorge Pereira lhe trocou as voltas nas Seleções jovens, vai deixar o ISMAI e regressar ao Dragão Caixa, num percurso que tem passado apenas por estes dois clubes: Leonel começou a jogar com dez anos no ISMAI, onde fez as primeiras cinco épocas, mudou-se para os portistas, onde fez as quatro seguintes, e esta temporada voltou à Maia, para na próxima tornar a fazer o caminho inverso.
"Se jogar a central, será um jogador mediano, mas se jogar a ponta, pode vir a ser um jogador de topo. Acredito mesmo, assim queira continuar a trabalhar, que venha a ser o melhor ponta-esquerda português. Tem muito talento e todas as condições para isso", disse a O JOGO Rui Silva, técnico do ISMAI, que trabalha com Leonel Fernandes.
"O facto de ele ser alto ajuda bastante, pois poderá defender noutras zonas; e mesmo que defenda na posição dele, que é geralmente para onde caem os pivôs, para terem vantagem no confronto físico, neste caso essa vantagem já não será tão grande, porque o Leonel é alto", continuou o técnico do ISMAI.
Recorde-se que Leonel Fernandes está a cumprir o último ano de júnior mas já joga há três nos seniores: primeiro na II Divisão, pela equipa B dos portistas, e esta época pelo ISMAI.
Este será o segundo reforço do FC Porto, pois Fábio Magalhães, que, conforme O JOGO anunciou há já alguns meses, vai deixar o Chartres, de França, para ingressar na equipa azul e branca. O novo treinador, já anunciado oficialmente pelo FC Porto, será o sueco Magnus Andersson, tendo como adjunto Carlos Martingo, que neste momento lidera a equipa, após a saída de Lars Walther.