Judo: Maria Siderot alcança 7.º lugar no primeiro dia do Grand Slam de Tashkent

Maria Siderot
Judoca do Sporting, 30.ª classificada do ranking mundial, venceu os dois primeiros combates na categoria de -48 kg durante o prolongamento
Maria Siderot foi a única judoca portuguesa a estar, esta sexta-feira, na fase de decisões no primeiro dia do Grand Slam de judo de Tashkent, competição em que foi relegada para a repescagem e terminou em sétimo lugar.
A judoca do Sporting venceu os dois primeiros combates na categoria de -48 kg, ambos já no prolongamento (ponto de ouro), com a turca Gulkader Senturk e a sul coreana Oh Yeonju, mas nos quartos-de-final perdeu com a espanhola Laura Martinez Abelenda.
Já na repescagem, Siderot, 30.ª do "ranking" mundial, foi "forçada" a novo prolongamento diante da italiana Francesca Giorda (38.ª), num combate em que foi notório o cansaço da judoca, que acabou derrotada por acumulação de castigos.
Dos seis judocas lusos em Tashkent, a competirem entre hoje e sábado, Joana Ramos (-52 kg), a única entre os convocados que está em zona de qualificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio, perdeu por "waza-ari" frente à também experiente israelita Primo Gefen.
Joana Diogo (-52 kg) e Wilsa Gomes (-57 kg) também perderam nos combates de estreia, e Rodrigo Lopes (-60 kg), judoca que tenta reaproximar-se da zona de qualificação para os Jogos Olímpicos, perdeu ao segundo combate.
O judoca do Benfica começou por vencer o cazaque Damir Bolatbekov, mas perdeu no segundo combate, com o belga Jorre Verstraeten, medalha de bronze em novembro nos Europeus em Praga.
No próximo sábado, Portugal fecha a participação em Tashkent com o judoca João Fernando (133.º do "ranking" mundial) a competir em -73 kg, categoria em que defronta no combate de estreia o moldavo Petru Pelivan (65.º).
