José Magalhães líder da Associação Nacional de Clubes de Andebol Não Profissionais
Dirigente eleito presidente da ANCANP
Corpo do artigo
José Magalhães, durante muitos anos diretor geral do andebol do FC Porto, com três passagens pelo clube, três também na condição de treinador, é o novo presidente da Associação Nacional de Clubes de Andebol Não Profissionais (ANCANP), sucedendo no cargo a José Carlos Correia, desde sempre ligado ao Francisco de Holanda, de há uns anos para cá Xico Andebol. Correia liderou o organismo, criado a 16 de janeiro de 2008, até esta passagem de testemunho, ocorrida em Assembleia Eleitoral, no fim de semana em Guimarães.
“O professor José Magalhães é uma pessoa que se destaca e fez muito pela modalidade”
“Digo o que sinto e que tenho a certeza que é verdade. O andebol português tem crescido nestes últimos anos e isso deve-se a muita gente, clubes, treinadores, mas há uma pessoa que se destaca e fez muito pela modalidade, o professor José Magalhães, tendo muito orgulho em ser substituído no cargo por ele”, disse Correia, natural de Vila Nova de Gaia, mas residente em Guimarães desde os três anos.
“Foi quando o FC Porto começou a trazer atletas cubanos que o nosso andebol deu o salto que deu. Depois, felizmente, outros clubes seguiram o exemplo e hoje o andebol português é aquilo que todos sabemos que é”, justifica José Carlos Correia, concluindo: “É da mais inteira justiça, passe a redundância, fazer justiça a quem o merece. Neste caso o professor José Magalhães, que, tenho a certeza, irá fazer um trabalho melhor do que eu enquanto presidente da ANCANP”.
Já Magalhães, 71 anos, natural de Lousada, que no ato em que foi eleito teve a presença de Pedro Jerónimo, diretor desportivo do Benfica, que se deslocou propositadamente de Lisboa, falou pouco no discurso de tomada de posse.
“Esta é uma forma de devolver ao andebol tudo o que o andebol me deu”
“Só com o grupo de pessoas liderado pelo José Carlos Correia e o respetivo trabalho é que é possível estarmos hoje aqui. Fico satisfeito por poder dar algum do meu saber à ANCANP, durante um mandato, porque não farei mais”, afirmou. “Esta é uma forma de devolver ao andebol tudo o que o andebol me deu a mim. Eu sou do FC Porto, mas hoje e aqui na ANCANP sou do andebol, que pretendo que cresça de forma sustentável e venha a ser cada vez mais forte”, perspetivou.
Direção
Presidente
José Magalhães (FC Porto)
Vice-presidentes
Artur Ferreira (ABC de Nelas)
Carla Teixeira (Ac. Funchal)
António Manso (Ac. Lamego)
Gil Santos (Avanca)
José Soares (Sanjoanense)
Vítor Fernandes (Boa Hora)
José Henrique Teixeira (Fermentões)
Amadeu Campos (São Paio de Oleiros)
Armando Leitão (Vela Tavira)
Presidente da mesa da Assembleia Geral
José Carlos Correia (Xico Andebol)
Presidente da Concelho Fiscal
José Carlos Ribas (Maiastars)